Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
22/07/2020

Vereador indica o uso de emendas parlamentares de sua sigla para aquisição de medicamentos preventivos contra a Covid-19.

Entre os valores está a indicação de R$200 mil do deputado Afonso Hamm.

COMPARTILHAR

Na sessão desta segunda-feira, 20 de julho, o Vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) usou a tribuna para informar que protocolou uma indicação ao prefeito para que destine a verba de R$200.000,00 (duzentos mil reais), decorrente da emenda parlamentar do Deputado Afonso Hamm, para a aquisição de medicamentos preventivos para serem distribuídos para pacientes com suspeita, com sintomas leves e/ou para pacientes em fase inicial de contágio por Coronavírus.  

Rigo apontou algumas controvérsias nas informações prestadas pelo COE e Secretaria Municipal da Saúde referente ao uso de medicamentos preventivos no combate à Covid-19. Para o vereador é preciso esclarecer o uso desses medicamentos para a comunidade, visto que existem muitas dúvidas sobre o modo como deve ser utilizado.  

O vereador informou que o Progressistas enviou ofício aos deputados estaduais de sua sigla partidária para que intervenham junto ao Governo do Estado, a fim de reavaliar a classificação de risco, visto que Flores da Cunha está em bandeira vermelha há algumas semanas. Para o vereador, essa classificação prejudica a economia local, uma vez que as ferramentas de avaliação estabelecidas pelo Governo do Estado não buscam dados individuais de cada município. De acordo com informações, os setores de comércio e serviços foram os mais afetados em Flores da Cunha. De janeiro a maio de 2019, ocorreram 79 demissões, enquanto que no mesmo período de 2020, em função da pandemia, cerca de 409 pessoas perderam seus empregos. 

Para finalizar, o edil trouxe a história do Dia do Amigo, que foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, em 20 de julho de 1969, data da chegada do home à lua. Para o autor, essa data considera a conquista não somente da ciência, como também, uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo. 

 

 

Surgimento do Dia do Amigo

 

Febbraro, falecido em 2008, que também era professor de psicologia, filosofia e músico, durante um ano, divulgou o lema “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro” e enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de oficializar o Dia do Amigo. Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo. A iniciativa deu certo e em 1979 o governo argentino criou oficialmente o Dia do Amigo, já que havia alguns anos que os restaurantes e bares ficavam lotados com amigos por conta da data. O fato também movimentava o comércio. Nas décadas seguintes, a data foi abrangendo outros lugares. O Uruguai adotou o Dia do Amigo ainda nos anos 1970, Peru e México em 1980, e no Brasil a ideia chegou com mais força nos anos 1990. Nos jornais, é possível encontrar uma matéria abordando 20 de julho como Dia do Amigo em 1996. A ONU (Organização das Nações Unidas), por sua vez, comemora o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho. A data foi proclamada durante a assembleia geral da organização em 2011, com o intuito de que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos pode inspirar esforços pela paz e construir ligações mais fortes entre comunidades. O Facebook, comemora dia 4 de fevereiro, dia de sua fundação. 18 de abril é o Dia Nacional do Amigo, enquanto o dia 30 de julho é o Dia Internacional do Amigo. 20 de julho é o Dia do Amigo e Internacional da Amizade, uma mescla dos outros dias de amigos." Amizade nunca foi e nunca será uma questão de presença física. Por que amigo não precisa estar. Precisa ser... 


Conteúdo Rodapé