09/02/2021

Tonet enaltece tempo de vindima

Vereador apontou as dificuldades e a força de superação do setor vitivinícola

Na sessão desta segunda, dia 8, o vereador Diego Tonet (PROGRESSISTAS), fez uso da tribuna durante o Grande Expediente. Tonet agradeceu os 596 votos que o elegeram e enalteceu o período da vindima, bem como o trabalho dos agricultores durante a safra.

O vereador trouxe memórias vividas nas parreiras dos avós. “A uva corre em nosso sangue e se tornou um marco cultural herdado da imigração italiana que ainda hoje ocupa grande espaço em nossas vidas”, destacou. Tonet contou que ajudava na colheita da uva nos parreirais dos familiares. “Quem me conhece sabe o quanto preso pela cultura italiana e quanto sou feliz em ser descendente dos queridos imigrantes que se instalaram nesta região”, explicou.

Tonet lembrou da história da imigração italiana e refletiu sobre as dificuldades que os primeiros imigrantes tiveram para iniciar o desenvolvimento da produção vitivinícola. O vereador também comentou das dificuldades do setor ainda hoje e acrescentou que fez parte do coletivo que ajudou a reerguer o parreiral da família Piccoli na comunidade de São Roque, derrubado por chuvas e granizo. Tonet destacou ainda o salto da produção vinícola na qualidade para competir com os vinhos estrangeiros e a inovação do setor em sua atuação no enoturismo.

“Desejo enfim que todos que trabalham nesses setores jamais desanimem e desistam, que lembrem sempre que quando nossos imigrantes vieram para cá, também enfrentaram dificuldades, mas ainda assim deixaram aqui um legado. Se hoje eles pudessem estar aqui e ver o que esta terra que era só mato se tornou tenho certeza que estariam muito orgulhosos”, concluiu.

Fotos: Shamila Carpeggiani