21/10/2021

Três escolas recebem o Diploma Mérito Educativo 2021

Outras três escolas receberam Menção Honrosa

Três escolas florenses receberam o Diploma Mérito Educativo em sessão solene da Câmara Municipal de Flores da Cunha, realizada nesta quinta-feira, dia 21 de outubro. As premiadas foram a Escola Municipal Antônio de Souza Neto, com o projeto “Sociedade + humanizada”, a Escola de Educação Infantil Passos para o Futuro, pelo projeto “Era uma vez… contos e encantos” e a Escola Municipal Francisco Zilli, com o projeto “Plantar e cuidar para colher”. A escola de Ensino Fundamental Interativa, a Escola de Educação Infantil Madre Assunta e a Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael receberam Menção Honrosa pela apresentação dos projetos.

O Diploma Mérito Educativo foi iniciativa da vereadora e professora Claudete Gaio Conte, no ano de 2007, instituído para ocorrer no mês de outubro em reconhecimento também ao professor, com a função de estimular as potencialidades de cada indivíduo, valorizando e promovendo a autoestima do aluno, a fim de que a aprendizagem se torne para ele uma experiência de sucesso e um aprendizado para a vida inteira, respeitando as individualidades.

Hoje diretora da escola Antônio de Souza Neto, Claudete Gaio Conte disse que o projeto teve o intuito de promover mudanças de atitudes, além de fomentar agentes de transformação social. “Tenho um apreço especial por este projeto por acreditar que o trabalho desenvolvido nas escolas merece ser conhecido, merece ser divulgado. Em nosso projeto pensamos em uma ação que gerasse mudança de pensamento e atitudes. Reforçamos valores importantes como solidariedade, empatia, amor ao próximo, enfim, de uma sociedade mais justa e mais pacífica", relatou.

De acordo com a diretora da escola Francisco Zilli, Gabriela Slaviero, valorizar a agricultura foi o objetivo principal do projeto da escola. “O amor é semear, assim nasceu nosso projeto. Como tudo na vida, o projeto só criou forma na relação com professores, alunos, pais e funcionários. O projeto se tornou prioridade de todos os agentes da escola, não apenas de um grupo pensante. Esse pensamento fez com que todos se envolvessem nesse momento especial da escola, brotando subprojetos, ideias e atitudes", frisou.

Para a diretora da Passos para o Futuro, Ivete Schio Baggio, a escola buscou  a importância da literatura infantil desde a primeira infância. “Por meio do canto, dança, música, teatro, linguagem imaginação, os alunos trabalharam a expressão corporal e o nosso objetivo foi atendido”, relatou.

O vereador e professor Vitório Francisco Dalcero, se pronunciou em nome da Câmara de vereadores e destacou que somente pela educação as mudanças necessárias para melhorar a realidade serão alcançadas. “Hoje podemos comprovar tudo isso e conhecer maravilhosos projetos criados pelos professores das escolas da rede de ensino de Flores da Cunha, sendo executados por alunos e professores comprometidos com o ato de ensinar e aprender, desenvolvendo capacidades muitas vezes ainda adormecidas”, pontuou.

O prefeito  César Ulian, Prefeito Municipal, abordou que quando se unem os esforços as coisas acontecem com mais facilidade. “Que alegria podermos ver os reflexos dessas iniciativas que começam na nossa escola, nas nossas famílias e refletem na nossa comunidade”, refletiu.

O presidente da Câmara, Clodomir José Rigo, frisou sobre o poder transformador da educação. “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda. Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! E foi o que tivemos a oportunidade de presenciar, nos projetos apresentados”, refletiu.

A comissão julgadora do Diploma Mérito Educativo foi formada pelo Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello, pela representante do Conselho Municipal de Educação, Carla Jacqueline Subtil de Godoy, e pela representante da Associação dos Professores, Eliane Ascari Vecini. A organização do concurso é da comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos, integrada pelos vereadores Angelo Antoninho Boscari Junior, Silvana De Carli, presidente da comissão, e Vitório Francisco Dalcero.