26/03/2018

Verador requer a contrução de creche em São Gotardo através de parceria público privada....

Na sessão desta segunda-feira, 26, o Vereador Clodomir José Rigo (PP), utilizou a tribuna para defender uma indicação que solicita ao Poder Executivo a instalação de uma creche municipal em São Gotardo, através de recursos próprios ou por meio de convênio com instituições privadas. O edil quer atender a reivindicação de várias mães que residem na localidade de São Gotardo e que precisam trabalhar em horário integral, mas não tem um local para deixarem seus filhos e que possam ser atendidos dentro das normas educacionais pertinentes. Na localidade de São Gotardo existem mais de dois mil moradores e aproximadamente 90 crianças de 0 a 3 anos. Atualmente 13 crianças desta faixa etária frequentam as escolas no município.

Ao citar a Lei de Diretrizes e Bases, Clodomir reforçou que os municípios são responsáveis pela gestão da educação infantil. No caso das creches, a legislação permite que instituições privadas façam parte do sistema público. Para isso, Rigo acredita que seja possível a instalação desse educandário, através de convênio ou outro tipo de parceria pública privada entre a prefeitura e a instituição.  O vereador acredita que caso o município não posso arcar com os custos da obra, que incentive instituições particulares a investirem em São Gotardo, e posteriormente que o município compre vagas, essa ação irá diminuir os custos com manutenção de ensino e transporte.

O vereador trouxe a tribuna dados alarmantes, em relação aos cargos do Supremo Tribunal Federal, corte que irá julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima semana. Rigo manifestou indignação visto que sete dos 11 juízes que compõem as vagas foram nomeados pelo Partido dos Trabalhadores (PT), mesmo partido do réu, o ex-presidente Lula. Ainda sobre o assunto, o vereador levantou o tempo de permanência na Suprema Corte, como o caso do Juiz Alexandre de Moraes, indicado pelo Presidente Michel Temer, cujo prazo máximo para saída da vaga é em 2043. Para finalizar seu pronunciamento, Rigo se manifestou em relação à renovação política tão almejada pela população, visto que muitos políticos que estão há anos ocupando um cargo público já se manifestaram para as próximas eleições e irão concorrer novamente, deixando a desejar a nova renocação política.