24/04/2017

Vereador aborda segurança nos municípios do interior.

Vereador aborda segurança nos municípios do interior....

Na sessão desta segunda-feira, 24, o vereador Samuel de Barros Dias (PTB), utilizou a tribuna para prestar informações em relação à audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, pelo qual abordou a insegurança pública e problemas sociais da região. O edil fez uma comparação entre Flores da Cunha e Caxias do Sul, pelo qual a cidade vizinha se depara constantemente com homicídios e vandalismos qualificados, em contra partida Flores da Cunha se depara com roubos de animais de estimação, assaltos constantes no interior, bem como roubos de carros.

Diante dessas questões, o vereador manifestou total preocupação com as ocorrências, uma vez que é visível  a imigração de assaltantes para as regiões interioranas, que possuem menos policiamento. O edil destaca que esse assunto não deve ser abordado somente nas campanhas políticas, é preciso uma iniciativa concreta que dê fim a esses acontecimentos que trazer insegurança à região. No entanto, o vereador trouxe um dado alarmante, em 1988, o Estado possuía cerca de 28 mil policiais. Atualmente o Rio Grande do Sul possui menos de 14 mil policiais. Embora se tenha aumentado o número de câmeras de monitoramento de uso privado, em função da insegurança, ainda é função do Estado guardar a vida dos cidadãos, o que não está ocorrendo.

O vereador trouxe um índice apresentado pelo Instituto Geral de Pericias (IGP), que aponta que Porto Alegre e Caxias do Sul são responsáveis por 61% das ocorrências registradas, os boletins de ocorrências. No entanto, este índice muda nas cidades de interior, visto que muitas vítimas não registram a ocorrido. Como no caso do município de Flores da Cunha que está sofrendo com constantes assaltos em plena luz do dia. Vindo de encontro a essas questões está a drogadição responsável pela maioria do casos. Para o edil é preciso mudar a forma de gestão do Estado, uma vez que os presididos estão superlotados, e não há uma solução concreta para sanar esse problema da insegurança pública.

Outro dado alarmante trazido, destaca que somente em 2013, cerca de 2000 policiais prestaram concurso público, e que neste ano somente 1000 vagas serão abertas em concurso. O vereador reforçou que é preciso investir na causa e não no efeito da criminalização, bem como investir na segurança das cidades de interior, foco dos criminosos atualmente, uma vez que não há segurança e medidas ostensivas em pequenos municípios como já estruturado nos grandes centros. Para finalizar, o edil destacou que a contratação da guarda municipal irá ajudar no combate à criminalização, mas não irá sanar este problema social. O vereador agradeceu as contribuições feitas pela senhora Eroni Mazzocchi Zoppe, em relação ao projeto Jovem Empreendedor realizado pela escola Interativa em parceria com o Sebrae, bem como as contribuições que estão sendo trazidas pelos educadores para o pré-projeto Educador Nota 10.