19/05/2020

Vereador acredita que o distanciamento controlado seja o melhor aliado no combate à Covid-19.

Na sessão desta segunda-feira, 18 de maio, o Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB) iniciou seu pronunciamento parabenizando o povo florense pela passagem do aniversário de 96 anos de emancipação política de Flores da Cunha. “É justo comemorarmos esta data, mais do que nunca neste ano, ao mostrarmos ser um povo de muita força, determinação e garra nos momentos de dificuldade”, destaca Carpeggiani.

O vereador manifestou-se em relação à matéria apresentada pela revista Exame, sobre o Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim, onde aponta que Flores da Cunha é o quatro município do País menos vulnerável à Covid-19. A pesquisa, que mapeou o cenário da pandemia no Brasil, observou, além das condições de leitos disponíveis e de respiradores, a proporção da população idosa, o PIB per capita e a situação fiscal da cidade.

Ao todo, o índice tem dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos de diferentes pesos: população vulnerável (peso: 32,35%), economia local (peso: 11,76%), estrutura do sistema de saúde (peso: 23,53%), organização do sistema de saúde (peso: 20,59%) e capacidade fiscal da administração municipal (peso: 11,76%). No levantamento foram usados somente dados públicos de diferentes bases, como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).

Apesar das informações positivas, o vereador manifestou preocupação, visto que a curva pandêmica está prevista para os próximos 30 dias, em função da chegada das frentes frias. No entanto, Carpeggiani acredita que o modelo de distanciamento controlado, criado pelo Governo do Estado, seja o principal aliado no combate à disseminação do Coronavírus.