11/11/2019

Vereador apoia a vinda de novas empresas ao município.

Vereador apoia a vinda de novas empresas ao município. ...

Na sessão desta segunda-feira (11), o Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB) usou a tribuna para falar sobre os dados do Perfil Socioeconômico de Flores da Cunha. O exemplar, elaborado pelo jornal O Florense em parceria com a Editora Novo Ciclo, apresenta o desempenho da economia florense. Com base em matéria publicada na edição de oito de novembro pelo jornal O Florense, o vereador destacou a importância de incentivar a vinda de empresas para o município, como foi o caso da Keko Acessórios, Hidrover, Cosan Lubrificantes e Especialidades, Cooperativa Nova Aliança e Lubritec Scherer. Cinco empresas que decidiram transferir seus parques fabris para Flores da Cunha, com incentivos do Poder Público, e que estão no ranking das 10 maiores arrecadadoras do município, com base no valor adicionado, juntamente com empresas florenses, Fante Indústria de Bebidas e Fábrica de Móveis Florense.

Para Carpeggiani, essa elevação na economia do município se deve ao Programa Estimulador de Emprego e Renda e uma lei aprovada pela Câmara em 2017, que tem por objetivo atrair negócios industriais, comerciais e de prestação de serviços, bem como atender os segmentos já instalados no município, com o intuito de elevar o retorno do ICMS, além da geração de novos empregos.  Entre os subsídios estão os serviços de terraplenagem e encascalhamento, vindo a familiar o tempo de instalação ou ampliação dos empreendimentos. Vindo ao encontro do assunto, tramita na Câmara de Vereadores um projeto que tem por objetivo desburocratizar o processo de subsídios para vinda de novas empresas. A lei antiga exigia alguns requisitos para obtenção do benefício, no projeto atual o subsídio será de 100% para custos de terraplenagem, drenagem, encascalhamento ou pavimentações de acesso.

O vereador destacou que o PIB de Flores da Cunha teve um crescimento real de 65% sobre tudo que é produzido no município. Atualmente 38% da receita municipal é oriunda das arrecadações de ICMS. Outro dado apresentado, foi o Índice de Participação dos Municípios (IPM), onde Flores da Cunha tem projetado para 2020 quase 0,5% de tudo que é arrecadado no Estado. Carpeggiani ressaltou que o município tem suas contas equilibradas, onde investe apenas 38% de seus subsídios com folha de pagamento, além de ter elevado os investimentos em saúde e educação. “Extraído esses valores, a parcela para investimentos no município é mínima, por isso a importância de incentivos à vinda de novas empresas, a fim de incrementar os investimentos no nosso município”, conclui o vereador.