28/08/2017

Vereador apresenta anteprojeto que institui a Política Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica....

Na sessão desta segunda-feira, 28, o vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (PMDB), ocupou para falar sobre os projetos em desenvolvimento pelos Comitês de Inovação e de Qualidade e Produtividade do Centro Empresarial de Flores da Cunha. Com visão de futuro, Carpeggiani acredita na possibilidade de estabelecer diretrizes municipais de incentivo à tecnologia e à inovação, como forma de diversificação e modernização das empresas, através de uma política pública local voltada para a missão, cujo principal objetivo é atingir metas específicas, baseando-se nos diagnósticos e prognósticos. Isso requer não só a identificação das fragilidades e os desafios do sistema local de inovação, mas também a identificação dos pontos fortes do sistema. Sendo necessário projetar oportunidades futuras e também identificar como os pontos fortes podem ser usados para superar as fragilidades. O diagnóstico deve ser usado na elaboração de estratégias concretas, bem como de novas instituições e novas conexões no sistema de inovação, em direção a propor soluções para o desafio tecnológico.

Diante do contexto, o Centro Empresarial está providenciando a contratação de uma ampla pesquisa, para poder mapear as características e poder identificar qual é a missão do município quanto à inovação. Uma vez concluída esta pesquisa através de um sólido diagnóstico e, consequentemente, com um prognóstico claro será então possível propor uma política pública local voltada para a missão com foco na ciência, tecnologia e inovação. A partir dessa concepção, os Poderes municipais terão o papel de disseminar essa política de missão: o Legislativo, como proponente das diretrizes legais e o Executivo, como garantidor do funcionamento do regramento e assim, estabelecer medidas de incentivo às atividades tecnológicas no município de Flores da Cunha. “Penso que esta Casa deve ser parceira da iniciativa privada e abraçar este projeto... podemos iniciar a discussão em torno de um anteprojeto e iniciarmos uma agenda de proposições, que dê amparo em nosso município a esta iniciativa.”, enfatiza Carpeggiani.

Com base nas proposições, o vereador apresentou um anteprojeto de lei, que dispõe sobre a política municipal de incentivo à inovação tecnológica e cria o Programa Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Flores da Cunha.

CONFIRA O ANTEPROJETO ABAIXO.