12/06/2017

Vereador apresenta pré-projeto IPTU Verde pela Semana do Meio Ambiente.

Vereador apresenta pré-projeto IPTU Verde pela Semana do Meio Ambiente....

Na sessão desta segunda-feira, 12, o vereador César Ulian (PP), falou sobre as fortes e contínuas chuvas, temporais, e consequentemente os deslizamentos de terras ocorridos na região. ‘‘Quantas tragédias e até vidas perdidas, em consequência das ações da natureza. Culpar a natureza, não podemos... Seria uma resposta ao que estamos fazendo com ela? Pode ser que seja...Perguntas e situações que nos fazem no mínimo pensar e refletir sobre nossas ações.”, enfatiza o vereador.

Ulian falou sobre a Semana e o Dia Mundial do Meio Ambiente. No final de 2015, foi criada a Lei que institui a Semana Municipal do Meio Ambiente, projeto da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos, oriunda da indicação do Sr. Agapito Conz, durante o projeto Vereador da Melhor Idade. No entanto, em 2016 e 2017 não foi dado ênfase ao assunto, que precisa e muito ser melhor abordado e tratado a nível mundial. “Precisamos urgentemente, criar uma nova cultura nas pessoas, se com os mais antigos, é difícil, temos o dever de desenvolver em nossas crianças e jovens essa cultura”, destaca o vereador.

O edil trouxe algumas medidas emergenciais que devem ser implantadas pelos governantes mundiais para prevenir a degradação do meio ambiente, com o principal objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.

Confira as medidas apresentadas:

1)         Palestras nas escolas:

- Ações Explicativas e Demonstrativas sobre a correta separação de resíduos. A criança e o jovem leva para casa o que aprende, se realmente compreender o sentido e a dimensão que uma ação pequena pode ter.

- Elaborar cartilhas para conscientizar sobre a coleta seletiva de resíduos domésticos.

- Promover campanhas de recolhimento de resíduos nas ruas, estradas e parques.

2)         Conscientização da população para o consumo sustentável:

- Workshops abertos a comunidade sobre reciclagem doméstica.

- Mostras de reutilização de alimentos (cascas, folhas, sementes).

- Campanhas de conscientização sobre embalagens: (criação de embalagem reutilizável) sacolas de supermercados.

3)         Apresentação de projetos eco sustentáveis.

Aqui, gostaria de apresentar um pré-projeto para apreciação dos colegas e comunidade, o qual servirá como indicação ao executivo.

Vindo de encontro ao assunto, Ulian apresentou um pré-projeto denominado de IPTU Verde, cuja finalidade é incentivar a construção e adequação de empreendimentos sustentáveis no município de Flores da Cunha. O Objetivo é criar uma consciência e comportamento ambientalmente correto e sustentável, através de benefício tributário, consistente em reduzir o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), aos proprietários de imóveis residenciais e comerciais. O pré-projeto será encaminhado após a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018, uma vez que haverá desconto tributário e, por consequência, renúncia de receita, e por esta razão deve ter previsão na LDO para posterior alteração do Código Tributário. O IPTU Verde, será um eficaz instrumento de política pública, capaz de motivar cada cidadão Florense a executar ou participar efetivamente de ações em defesa do meio ambiente. Além de ser um importante elemento incentivador para os cidadãos florenses exercerem um dos preceitos mais importantes da Constituição Federal, ou seja, defender e preservar o meio ambiente para o presente e futuro de novas gerações. Além disso, reduzir os custos atuais do município, com o tratamento e destinação de resíduos.