13/11/2018

Vereador apresenta projeto "Adote uma lixeira".

Vereador apresenta projeto "Adote uma lixeira"....

Na sessão desta segunda-feira, 12 de novembro, o Vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) falou sobre meio ambiente, na oportunidade em que apresentou uma indicação ao Poder Executivo  para que sejam alterados os adesivos dos contêineres de lixo, usando imagens ilustrando os tipos de resíduos que serão acondicionados, especificando o que é seletivo (lixo seco) e o que é orgânico (lixo úmido), além da realização de campanhas explicando aos munícipes a forma e o local correto para realizar o descarte.

Vindo ao encontro do assunto, o vereador apresentou o conteúdo de seu projeto de lei, que dispõe sobre a criação do Programa “Adote uma Lixeira” no município de Flores da Cunha. O projeto tem por objetivo estabelecer parcerias entre o Município e empresas privadas, entidades sociais ou pessoas físicas interessadas em financiar a instalação e manutenção de lixeiras nos logradouros públicos, com direito a publicidade.

Segundo Rigo, a proposta tem por objetivo criar mecanismos que evitem a contaminação ambiental, visando garantir a qualidade de vida da comunidade. O edil salienta que o lixo amontoado nas áreas urbanas obstrui as vias e o sistema de escoamento de águas pluviais, inundando ruas, assoreando corpos de água e provocando enchentes fluviais.

Ainda conforme o projeto, as lixeiras a serem instaladas e mantidas por pessoas físicas, entidades sociais ou empresas privadas do município seguirão a padronização nas cores e formatos tecnicamente especificados pela Prefeitura Municipal.  Já os interessados em participar do Programa deverão protocolar requerimento junto ao Executivo Municipal. Nas lixeiras deverão constar adesivos com imagens ilustrando os tipos de resíduos que serão acondicionados, especificando o que é seletivo e orgânico (lixo úmido), bem como o nome, a logomarca da instituição ou da empresa privada e a inscrição "Adotamos esta lixeira".

Fica vedado veicular propaganda de marcas de cigarro, bebidas, propagandas que atentem ao pudor, sigla de partido político, seitas religiosas e nomes de detentores de cargos eletivos ou de candidatos a estes. Os custos relativos à instalação e à manutenção das lixeiras são de inteira responsabilidade das empresas privadas, entidades sociais ou pessoas físicas parceiras deste programa.