18/02/2020

Vereador apresenta projeto de incentivo ao esporte e doação de sangue no município....

Na sessão desta segunda-feira, 17, o Vereador César Ulian (Progressistas), informou que protocolou dois projetos na Câmara. O primeiro trata da realização de parceria entre o Município de Flores da Cunha e empresas privadas, com o objetivo de promover ações em benefício ao esporte e ao lazer “Empresa Amiga do Esporte e do Lazer”. O objetivo desta proposta é possibilitar que empresas se engajem e promovam benefícios às ações esportistas, por meio de doações de materiais e/ou de realização de ações que visem fomentar o esporte e lazer, em troca de publicidade.

As pessoas jurídicas participantes do “Empresa Amiga do Esporte e do Lazer” poderão divulgar, com fins promocionais e publicitários, as ações praticadas em benefício do esporte e do lazer. Trata-se, portanto, de uma participação conjunta, que contribuirá com a melhoria da qualidade de vida, principalmente de crianças, jovens e idosos. Cabe salientar que o Poder Público Municipal não terá ônus de nenhuma natureza e não concederá qualquer incentivo econômico ou estímulo às empresas em razão da participação no Programa.

O segundo projeto institui, para os doadores de sangue do município de Flores da Cunha, o abono de meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer, realizados em locais públicos. O objetivo desta proposta é incentivar as pessoas que se enquadram nas exigências para a doação de sangue, a praticarem esta ação que, muitas vezes, minimiza o sofrimento daqueles que se encontram internados nos hospitais a espera da doação.

Vale lembrar que no dia 21 de janeiro deste ano, foi realizado uma ação de coleta aqui em Flores da Cunha, uma parceria com o Hospital Nossa Senhora de Fátima, possibilitando a facilidade para a doação acontecer aqui no município. Foram quase 100 pessoas agendadas, destas 84 pessoas aptas a doação que produzem quatro hemocomponentes que podem beneficiar até 336 pacientes. Destes 84 doadores, 33 pessoas doaram pela primeira vez, Isso comprova como as ações facilitadoras são muito necessárias e precisam ser ampliadas.

Diante dos projetos, o vereador solicitou que os vereadores avaliem e deem encaminhamento às propostas nas Comissões, visto que projetos do vereador e de colegas de sua bancada estão parados nas comissões há meses. Um dos projetos é de autoria do vereador Jorge de Godoy, que quando assumiu uma vaga nesta Casa apresentou 4 propostas. Emenda à Lei Orgânica que trata da execução das emendas do legislativo à peça orçamentária anual e o projeto que trata da divulgação dos custos com as publicações institucionais no âmbito dos poderes legislativo e executivo, dois projetos que estão na Comissão de Educação, o Programa Adote uma Escola e o Projeto que trata sobre a transparência e a divulgação da lista de espera em consultas médicas, exames e intervenções cirúrgicas, na rede pública de saúde. “Peço sua intervenção Presidente João Paulo, para que sejam dados os cabíveis prosseguimentos aos projetos”, solicita o vereador.

O vereador indicou ao prefeito a prorrogação por mais dois anos do prazo para nomeação dos agentes de trânsito, cujo termo expira em 20 de fevereiro 2020. Caso isso não seja feito, Ulian solicitou que o Poder Executivo justifique os motivos pelos quais não é de interesse público a renovação deste edital. Sabendo, que os agentes de trânsito são uma necessidade real da comunidade e também em respeito aos aprovados que estão aguardando o chamado para os cargos.

Ulian informou que está elaborando um projeto que estabelece o Certificado Destaque Arquitetônico. O Certificado Destaque Arquitetônico será concedido a arquiteto ou estudantes de arquitetura, residentes no município de Flores da Cunha, que desenvolverem seus trabalhos de conclusão de curso ou projeto arquitetônico, idealizando, reestruturando ou sugerindo melhorias e inovação para o município, sejam de cunho social, turístico ou educacional. O edil também parabenizou a organização da 14ª Fenavindima, pois nesta festa está ocorrendo um grande envolvimento da comunidade.