04/07/2017

Vereador apresenta projeto de lei que proíbe panfletagem nas vias públicas.

Vereador apresenta projeto de lei que proíbe panfletagem nas vias públicas....

Foi protocolado na Câmara pelo vereador Éverton Scarmin (PMDB), no dia 30/06, o Projeto de Lei Complementar nº 010/2017, que proíbe a distribuição de panfletos publicitários em vias públicas, bem como a colocação de panfletos de propaganda em maçanetas, para-brisas de veículos, entrada de edifícios, grades, portões ou no pátio das residências.

A distribuição de panfletos, cartazes e congêneres em imóveis residenciais e comerciais é autorizada desde que sejam devidamente colocados em suas caixas de correio ou no interior do imóvel. A propaganda exibida em faixas móveis nas vias públicas também não é permitida, salvo autorização expressa do Poder Executivo.

Como exceção, o projeto autoriza apenas a distribuição de panfletos para realização de campanhas ou promoções de interesse público, patrocinadas pelos poderes públicos ou por eles autorizadas.

Que motorista nunca encontrou o veículo coberto de panfletos colocados nos para-brisas, nos vãos das portas ou das maçanetas? O problema disso é que a propaganda colocada nos veículos, além de prejudicar a visibilidade, acaba muitas vezes sujando a cidade, pois pode soltar do local onde foi colocada e ficar pelo chão. Este foi um dos argumentos do autor para apresentar o projeto. Uma cidade limpa, segura e agradável é direito de todos, mas todos precisam contribuir para que isso se realize.