06/03/2019

Vereador apresenta projeto dedicado ao combate à violência contra a mulher.

Vereador apresenta projeto dedicado ao combate à violência contra a mulher....

Na sessão desta quarta-feira, 06 de março, o Vereador Samuel de Barros Dias (PTB) apresentou o Projeto de Lei nº011/2019, que visa instituir no município o “Agosto Lilás”, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher. O presente projeto de lei tem por finalidade estabelecer o mês de agosto como o mês específico do ano, para que seja dedicado a realizar ações com intuito de combate à violência contra a mulher, prestando a devida assistência as mesmas, através dos mecanismos que a Lei oferece e conscientizando a comunidade florense da importância do combate contra esse tipo de violência.

Na oportunidade, o vereador trouxe dados importantes sobre Flores da Cunha, como é o caso de uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE- 2010), que visitou 739 residências, 690 delas tinham mulheres. Segundo estatísticas as mulheres florenses recebem cerca de 35% a menos que os homens, o Brasil está entre os que têm maior disparidade.

Outro dado alarmante tem a ver com as ocorrências de violência, registradas pelo Sistema Nacional de Atendimento Médico (SINAM) no município, das 96 ocorrências, 18,6% formam de violência contra a mulher. A delegacia de política registrou 112 ocorrências contra a mulher, ou seja, para cada 1000 mulheres no município 12,9 sofreram algum tipo de violência, muitas delas não denunciaram a agressão.  Ainda conforme a pesquisa, a maioria das entrevistadas reivindicaram campanhas e palestras para reduzir o preconceito.

Confira os dados, em anexo, abaixo: