23/10/2018

Vereador apresenta projeto que exige a instalação de lâmpadas de LED nos novos loteamentos....

Na sessão desta segunda-feira, 22 de outubro, o Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB) utilizou a tribuna para apresentar o esboço de um projeto de lei que o vereador pretende protocolar no Legislativo. O Seu conteúdo, trata da obrigatoriedade do uso de lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz) na rede de iluminação pública em novos loteamentos e empreendimentos imobiliários no município de Flores da Cunha.  Para Carpeggiani, o motivo do projeto de sede ao gasto excessivo  do Município em iluminação pública, visto que nos últimos seis meses verificou-se um aumento de 67% no custeio da iluminação pública no município, passando de R$ 102.088,21 mensais em abril para R$ 170.509,95 verificados em agosto deste corrente ano.

Para o vereador, a iluminação pública por LED traria inúmeros benefícios, como o exemplo do projeto feito com 200 lâmpadas de vapor de mercúrio substituídas por luminárias de LED. Apenas esta alteração é capaz de gerar uma economia de aproximadamente 30 megawatts anuais, o que corresponderia, em valores atuais, a um abatimento de R$ 15.155,10 na conta de energia elétrica do município. Partindo do pressuposto que hoje o município arca com cerca de R$ 2.000.000,00 anuais para custeio da iluminação pública, a substituição de somente 200 lâmpadas representaria um abatimento considerável na ordem de 0,75% “Isto representa um grande benefício para a cidade, cujo dinheiro poderia ser usado para suprir outras demandas prioritárias da população”, destaca Carpeggiani.
     Ainda sobre o projeto, o edil acredita que essa exigência por parte dos empreendedores será um estímulo para que o Poder Público também faça a sua parte e implante, na medida em que forem realizadas novas obras em espaços públicos, o mesmo padrão de iluminação, uma vez que esse tipo de lâmpada requer menos manutenção, já que sua vida útil é muito maior que a das lâmpadas utilizadas atualmente.
    O vereador destaca que ao ser requerido do loteador a instalação de lâmpadas mais eficientes nestes novos empreendimentos, desonera-se o Poder Público com os gastos referentes à implantação deste sistema, cabendo a si futuramente somente as despesas relativas à substituição destes equipamentos à medida que se fizerem necessárias. Uma vez implantadas, as luminárias em LED contribuirão gradativamente para a redução do consumo, e consequentemente com o valor aportado pelos cofres públicos na prestação de serviço da iluminação pública, além de reduzir paulatinamente a demanda pela substituição de luminárias convencionais em nosso município.
    Importante salientar que os projetos de iluminação pública de loteamentos e empreendimentos que já obtiveram aprovação prévia da Prefeitura Municipal não serão obrigados a enquadrarem-se neste regulamento, contudo poderão adequar-se  às normas desta Lei se assim for do entendimento do empreendedor.  “Acredito que desta forma, o empreendedor estará contribuindo diretamente para a melhora e qualificação dos espaços públicos de nosso município”, destaca Carpeggiani.
    Na oportunidade, o vereador defendeu também sua Moção de Congratulações ao Senhor Antônio Salvador, diretor da Vinícola Salvattore, por ter sido agraciado com o Troféu Vitis Destaque Enológico 2018, durante a XXVI Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2018, ocorrida em Bento Gonçalves.