28/04/2020

Vereador apresenta projeto que regulamenta atividades de Coworking no município.

Na sessão desta segunda-feira, 27 de abril, o Vereador e Presidente do Legislativo, João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB), usou a tribuna para falar da importância do projeto aprovado pela Câmara (PL14/2020 aprovado em 23/02/20), que destina a aplicação de recursos provenientes da Eletrobrás no valor de R$ 562.067,00 - através da inscrição do município de Flores da Cunha no Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Procel Reluz) - um programa de incentivo à modernização da iluminação pública executado pela Eletrobrás.

Segundo o edil, estes recursos, a fundo perdido, serão utilizados na substituição gradual das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, mais eficientes, duráveis e econômicas. Para o vereador, essa é uma importante conquista para Flores da Cunha, visto que os gastos anuais com iluminação pública são de aproximadamente R$2 milhões. Estudos apontam que, uma vez substituído todo o parque de iluminação pública no município, pode ocorrer uma redução dos custos públicos de R$800.000,00 anuais. Isso representaria uma economia de R$ 1,2 milhões (1,2% do orçamento municipal) que poderiam ser usados em outros setores com saúde, educação e segurança pública.

Carpeggiani informou que irá protocolar um projeto que dispõe sobre a regulamentação das atividades de escritório virtual, Coworking e similares no município. O objetivo da proposta é modernizar e regrar a legislação municipal, para que contemple as novas práticas comerciais, a fim de permitir o exercício de múltiplas atividades econômicas em um mesmo estabelecimento, facilitando a emissão de novas licenças e atividades para um único endereço. Para o vereador, essa iniciativa estimula a instalação de empresas especializadas nesse tipo de empreendimento, o que irá gerar emprego e renda à população, tornando-se um grande aliado para economia municipal.

O vereador manifestou-se sobre a crise política que assola o Palácio do Planalto, no auge da pandemia do Coronavírus. Para o vereador, o egocentrismo e a vaidade dos protagonistas irão acabar com a jovem democracia.  “Tempos escuros e incertos se aproximam”, destaca Carpeggiani.