21/05/2018

Vereador Barp fala sobre a importância das cooperativas escolares.

Vereador Barp fala sobre a importância das cooperativas escolares....

Oportunidades de trabalho para os jovens foi pauta do Vereador Ademir Antonio Barp (MDB) na sessão desta segunda-feira, 21 de maio. Barp enfatizou o trabalho em equipe e as oportunidades de convívio na sociedade, ao falar sobre as cooperativas escolares. As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados.

Ainda segundo o vereador, essas cooperativas buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo docente em atividades práticas. As cooperativas escolares possuem na educação cooperativista, no trabalho e na cooperação a tríade desse projeto pedagógico que tem por finalidade a convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, promoção da justiça social, igualdade, autonomia, a cooperação e a realização de objetivos comuns. Nelas, o caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre o saber e o fazer são inerentes e constantes. Através das cooperativas escolares, são vivenciados os sete princípios do cooperativismo: 1º Adesão voluntária e Livre; 2º Gestão democrática pelos membros; 3º Participação econômica dos membros; 4º Autonomia e Independência; 5º Educação, formação e informação; 6º Intercooperação;7º Interesse pela comunidade.

Outra característica muito reforçada por Barp, é o desenvolvimento de projetos e oficinas como: artesanatos, merenda escolar, teatro, paródias, corais, reciclagem de papel e produção de mudas de flores, árvores, sabonetes e cartões comemorativos. “Para termos uma ideia sobre as cooperativas escolares, destacamos o aprendizado que os estudantes adquirem ao construírem as atas das reuniões e assembleias, o manuseio do livro caixa, ao conduzirem reuniões, ao preparem suas pautas e outras demandas. Esses eventos são muito importantes, pois promovem os jovens ao exercício da cidadania responsável, conscientes dos seus direitos e deveres”, enfatiza Barp.

Ainda conforme informações, o trabalho pedagógico é desenvolvido com a participação de um professor orientador (ou tutor) que se responsabiliza pela escola em apoiar a construção cotidiana da cooperativa escolar. Uma das tarefas desse professor é criar uma atmosfera laboriosa na comunidade escolar, o desenvolvimento da liderança, autonomia, ética e responsabilidade dos estudantes. Barp salienta que as cooperativas escolas são regidas pelo Estatuto da Criança e Adolescente, desta forma todo o trabalho e tempo dedicado ao projeto devem englobar atividades que promovam a liberdade, a cooperação, o saber e o fazer, pois ela é um laboratório de aprendizagem onde os alunos estudam o conceito de cooperação e toda a sua estrutura.

Para o vereador, com as dificuldades de geração de empregos correspondentes à expansão da oferta de trabalho, o Cooperativismo vem conquistando espaços cada vez maiores nos diferentes ramos da atividade produtiva e de prestação de serviços. Segundo o edil, as organizações cooperativas contribuem efetivamente para aumentar oportunidades de trabalho e renda, além de desenvolverem ações empreendedoras e a consciência das pessoas sobre a necessidade do apoio mútuo e solidariedade humana.

Vindo ao encontro do assunto, o vereador falou da importância dos trabalhos desenvolvidos no projeto Jovem na Zona Rural que envolve município, escolas, famílias e as agroindústrias. Para o vereador é uma forma de organização onde a família rural produz, processa e transforma parte de sua produção agrícola para posterior comercialização.

Para finalizar seu discurso, Barp falou sobre a paralização dos caminhoneiros. O vereador acha justa a paralização, desde que ocorra de forma organizada, pois acredita que essa profissão deve ser mais valorizada, visto que a grande maioria da produção do Brasil é feita por rodovias. Barp também falou das obras da VRS-814, que estão paradas por falta de material.