28/05/2018

Vereador cobra resultado das ações realizadas para segurança pública.

Vereador cobra resultado das ações realizadas para segurança pública....

Na sessão desta segunda-feira, 28 de maio, o Vereador Clodomir José Rigo (PP),    utilizou a tribuna pra falar sobre insegurança. Rigo reportou-se a sua Indicação nº132/2017, que reivindicava ao a criação do Conselho e do Fundo Municipal da Segurança e Mobilidade Urbana, que visa auxiliar a Administração na orientação nas questões relativas à segurança, ao combate à criminalidade, na melhoria da iluminação pública e nas questões relativas ao trânsito e à Mobilidade Urbana.

O vereador defendeu a criação dos conselhos e fundos municipais, órgãos que podem captar recursos de outras esferas governamentais, além de fortalecer a participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas que tragam melhorias para o município. Rigo também falou da importância do Sistema Integrado de Segurança Municipal (Sim-RS), projeto do governo do Estado que pretendia implantar a proposta em oito cidades da Serra para combater a criminalidade, através de um sistema interligado que objetivava interligar as cidades proporcionando a comunicação entre as mesmas para o monitoramento de furtos e roubos.

Proposta essa que foi apresentada pelo coordenador Sim-RS, tenente-coronel Alexandre Aragon, mas que até o momento, não houve êxito. O sistema prevê o cercamento eletrônico como uma opção inteligente de combate à criminalidade. A proposta é integrar sistemas de viodeomonitoramento entre as cidades para que não se percam informações em casos de fugas de criminosos, utilizando o banco de dados da Procergs. Com isso, quando um veículo com registro de roubo/furto for flagrado circulando, a informação chega para a central, agilizando a abordagem policial. O sistema também permite que lombadas eletrônicas sirvam para fornecer informações sobre a circulação de veículos, e emitindo, por exemplo, sinais sonoros em caso de irregularidade para a central de monitoramento.

Para Rigo, desde então várias questões foram abordadas no Legislativo, mas com poucos resultados, como a vinda de novos policiais para o município, bem como a aprovação pela Câmara de Vereadores para criação da Guarda de Trânsito, além do projeto que prevê a criação do Plano Municipal de Segurança Pública, que iria contribuir no incremento das ações na área da segurança pública.

O edil falou dos valores gastos pelo Município com os alugueis das lômbadas eletrônicas. Outro fator que preocupa o vereador são as 20 câmaras inteligentes instaladas no município com sistema OCR, que atuam como leitores de placas, mas que ainda não foram ligadas, devido aos trâmites no Detran.

Rigo espera que tenha efeito positivo as medidas sancionadas pelo Governador José Ivo Sartori, que buscam modernizar a estrutura das instituições da área da Segurança Pública no Rio Grande do Sul. Entre as medidas estão a isenção de ICMS para compra de veículos e equipamentos, a criação do Fundo Comunitário Pró-Segurança, as normas de segurança para estabelecimentos bancários, as ações de ampliação de efetivo e o reaproveitamento de servidores.

Para finalizar, o vereador cobrou agilidade no trâmite dessas questões, visto que a insegurança está nas ruas, nos bairros, nas residências, no comércio e nas indústrias. “Não podemos mais ficar nas promessas. As pessoas precisam de respostas. O que de concreto e real está sendo feito? Porque tanta demora na liberação do sistema OCR? E os guardas municipais? O concurso já foi realizado. Qual a previsão para estes servidores estarem nas ruas? E o aumento dos policiais militares prometido pelo Governador Sartori, quando chegarão ao município?”, pondera Rigo.