06/11/2018

Vereador contabiliza prejuízos do temporal no município.

Vereador contabiliza prejuízos do temporal no município....

Na sessão desta segunda-feira, 05 de novembro, o Vereador Ademir Antonio Barp (MDB) contabilizou os estragos do temporal que ocorreu na madrugada do dia 31 de outubro. Barp destaca que os prejuízos ainda estão sendo calculados, mas estima-se que em Flores Da Cunha e Nova Pádua, podem chegar a 80%. Segundo levantamentos realizados pelas equipes da prefeitura através da Secretaria da Agricultura, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os danos, levando em consideração o preço mínimo de cada cultivar, o prejuízo avaliado é de R$70.392.200,00, sendo somente com a produção da Uva de R$61.950.000,00.

Principais Regiões Atingidas: Santa Juliana, São Tiago, São Vitor – 4º Distrito de Mato Perso; Travessão Carvalho, Otávio Rocha (parcial), Nova Roma, Monte Bérico, Santa libera, Fulina, Restinga, Capela Nossa Senhora do Carmo, São Vitor, Serra Negra, Sete de Setembro, Capela São Paulo, Travessão Martins, Medianeira, Linha 40, Alfredo Chaves, Linha 100, Lagoa Bela e São Roque.

Prejuízos:

• Uva: área atingida 80% (sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 80%) com prejuízo de R$ 61.950.000,00
  • Pêssego: Área atingida 95% (sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 100%) com prejuízo de R$ 891.000,00
  • Ameixa: Área atingida 80% (sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 100%) com prejuízo de  R$ 3.000.000,00
  • Maça: Área atingida 90% (sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 80%) com prejuízo de R$ 1.386.000,00
  • Caqui: Área atingida 90% (sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 70%) com prejuízo de R$ 333.200,00
  • Alho: Área atingida 80% (sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 60%) com prejuízo de 2.160.000,00
  • Cebola: Área atingida 80% (sendo a estimativa de perda nas áreas atingidas de 60%) com prejuízo de R$ 672.000,00

Diante dos acontecimentos, Barp questionou o que o Poder Público pode fazer para auxiliar o Aetor Agrícola, visto que o temporal afetou todas as culturas para este e para os próximos anos também, pois as parreiras, como exemplo, tiveram seu ciclo danificado.

Ainda pra o edil, os seguros agrícolas, os financiamentos e o Poder Público são importantes para o acompanhamento das famílias afetadas, mas o vereador espera que a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) avalie tudo o que está acontecendo na região uva e vinho, pois o granizo da última semana, as geadas e a política de preços da uva desestimula o produtor rural, assim como os fabricantes de sucos, vinhos e espumantes que também passam por dificuldades.