01/10/2019

Vereador cria projeto do "Dia da Pilcha" no município.

Vereador cria projeto do "Dia da Pilcha" no município....

Na sessão desta segunda-feira, 30 de setembro, o Vereador Éverton Scarmin (MDB) falou sobre a prestação de contas do Governo Municipal realizada na última sexta-feira, dia 27.  No encontro, foram abordadas as obras executas e os futuros projetos para o ano de 2020. Scarmin falou sobre seu projeto de Lei nº042/2019, que institui o Dia da Pilcha no município, a fim de incentivar o uso da indumentária gaúcha a ser realizado sempre no dia 19 de setembro de cada ano ou no último dia útil antes do dia 20 de setembro. Segundo o vereador, em Flores da Cunha o número de adeptos ao movimento gaúcho vem crescendo e eles vêm se orgulhando cada vez mais de sua identidade, da música, da gastronomia, da dança, da literatura, da vestimenta, além de todas as atividades que envolvem a cultura gaúcha.

Scarmin sugere que a divulgação e a realização do Dia da Pilcha fique a cargo do Departamento de Cultura, que juntamente com as escolas do município e entidades culturais e tradicionalistas ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho poderá receber incentivos do Poder Público Municipal de acordo com os programas e ações culturais do município. Além disso, a Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilha em Flores da Cunha poderá realizar parcerias com instituições ligadas à indústria, comércio e serviços para incentivar o uso da pilcha na data estabelecida em Lei.

O vereador falou sobre a assinatura do Governo Federal, em relação ao de descontingenciamento de vários setores, como Educação, onde os maiores valores irão para as universidades e institutos. Scarmin falou sobre as pinturas que estão sendo realizadas nas ruas do município. O edil também parabenizou os envolvidos na 3º edição do Homens na Cozinha, bem como os premiados na 2º edição da Feira Internacional do Vinho – Wine South America, ocorrido entre os dias 25 a 27 de setembro, em Bento Gonçalves, onde três vinícolas de Flores da Cunha receberam destaque – Vinícola Panizzon,  Cooperativa Aliança e Vinícola Família Bebber.