18/06/2018

Vereador defende fortalecimento das agroindústrias familiares.

Vereador defende fortalecimento das agroindústrias familiares. ...

Na sessão desta segunda-feira, 18 de junho, o Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB) utilizou a tribuna para falar sobre um importante fator para o desenvolvimento econômico de Flores da Cunha: a agroindústria familiar. Ao reporta-se a sua Indicação nº 021/2018, que reivindica ao Prefeito Municipal a instituição do Programa Municipal de Incentivo à Agroindústria Familiar no município de Flores da Cunha, Carpeggiani reforça que a agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares é uma importante alternativa de geração de renda no meio rural, além de que processar e comercializar a própria produção, torna as famílias independentes dos complexos agroindustriais.

Carpeggiani acredita que o Município precisa fortalecer a agricultura, por se tratar da principal fonte econômica (cerca de 1.310 propriedades rurais são baseadas na agricultura familiar), e também proporcionar incentivos à agroindústria familiar, ao estabelecer uma junção entre agricultura e indústria, a fim de apresentar produtos de qualidade, fortalecendo e agregando valor ao setor primário. Outro benefício importante com o estabelecimento de novas agroindústrias seria o reconhecimento dos produtos aqui produzidos, divulgando positivamente o nome do município em vários mercados.

Vindo ao encontro do assunto, o vereador falou sobre o Projeto de Lei nº034/2018, que pretende ampliar os benefícios concedidos sobre incentivos ao uso de máquinas pesadas para atendimento aos agricultores, bem como fomentar e auxiliar as agroindústrias familiares em processo de instalação, ampliação ou manutenção de suas atividades no município, através de subsídios de serviços para obras de infraestrutura na propriedade e entorno.

Para finalizar, o vereador destacou que está em fase de elaboração, o Manual Prático para a Construção e Reforma de Calçadas. Neste manual está contido as Leis Complementares nº 138/2017 (acessibilidade) e nº 142/2018 (padronização de revestimentos e dimensões dos passeios públicos).