25/08/2020

Vereador defende lei, de sua iniciativa, que prevê a instalação de brinquedos adaptados em praças públicas para portadores de deficiência ou mobilidade reduzida.

Vereador César Ulian criou a lei, em 2019, com o intuito de garantir recreação e lazer para todas as crianças com mobilidade reduzida, mas até o momento, o Poder Executivo não fez a aquisição desses equipamentos.

Na sessão desta segunda-feira, 24 de agosto, o Vereador César Ulian (Progressistas), usou a tribuna para falar sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto. Na oportunidade, o vereador falou da importância da lei de sua iniciativa (Lei Municipal nº3444/2019, que dispõe sobre a disponibilização, nas praças públicas do Município, de brinquedos e equipamentos de lazer e recreação adaptados para utilização por pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e/ou com necessidades).

Assista ao vivo: https://youtu.be/4oKNfzEJn9E (39:00 a 54:00)

Conteúdo de seu pronunciamento:

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2020 está sendo celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, com o objetivo de promover um intenso debate de inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência. O tema deste ano é “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social” e vem para reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

A semana nacional, também, é voltada a sensibilizar a sociedade ao desenvolvimento de conteúdos e de políticas públicas para promover a inclusão social das pessoas com deficiência diante de tantas negligências históricas de seus direitos e combater o preconceito e a discriminação. (TERMO PORTADOR), (A NÃO MUITO TEMPO ELES FICAVAM ESCONDIDOS NAS CASAS)

1) Em agosto de 2019, protocolei na Câmara de Vereadores o projeto de lei 040/2019, que tratava da disponibilização, nas praças públicas do Município, de brinquedos e equipamentos de lazer e recreação adaptados para utilização por pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e/ou com necessidades especiais. O projeto foi aprovado por todos os vereadores e sancionado pelo Prefeito em outubro de 2019, Lei Municipal nº 3.444. Estamos em agosto de 2020, um ano depois, e os brinquedos ainda não foram instalados nas praças municipais.

Neste sentido, como forma de homenagear a APAE vou passar um vídeo que demonstra todo o envolvimento da direção, professores, colaboradores, pais e alunos desta importante instituição, que neste ano completa 47 anos de fundação.

Devido pandemia do COVID-19 as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2020 acontecerá de forma virtual.

Com o Tema “PROTAGONISMO, EMPODERA E CONCRETIZA A INCLUSÃO SOCIAL”, de 21 a 28 deste mês serão publicados vídeos diários com profissionais da área da saúde, apresentação de dança em vídeos com os alunos/usuários e vídeo com depoimento de pais. As comemorações iniciaram no dia 21 com a participação da Diretora da entidade Maria Branchini da Silva na rádio Solaris.

A Apae de Flores da Cunha e Nova Pádua atende 87 usuários na Assistência Social, desses 31 são atendidos na saúde, 42 na educação, 14 no grupo de convivência Fortalecer e alguns estão aguardando para iniciarem os atendimentos. São aproximadamente 90 usuários desta instituição.

A Apae também conta com 29 profissionais, sendo 08 na área da saúde (assistente social, fonoaudióloga, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais), 11 na equipe pedagógica, 05 em serviços gerais e 04 no setor administrativo.

As diretorias e presidentes são cargos ocupados por pessoas voluntárias da comunidade. Atualmente o Presidente é Eduardo Sgarioni.

Prevenção:

Conforme a Terapeuta Ocupacional Luzia Simioni no vídeo publicado no dia de hoje a prevenção é muito importante, pois estima-se que a maior parte das deficiências intelectuais e múltiplas poderiam ser evitadas se fossem adotadas medidas e alguns cuidados básicos como não usar medicamentos sem prescrição médica, casamentos entre parentes, engravidar antes dos 16 anos ou após os 35 anos, não consumir bebidas alcoólicas, cigarros ou outras drogas. Além disso, antes do casal decidir ter filhos é importante consultar um médico para avaliar as condições de saúde e verificar se a carteira de vacinação está em dia, durante a gestação realizar o pré-natal com médicos especializados e alimentar-se de forma saudável. Após o nascimento do bebê realizar consultas periódicas com o pediatra e realizar todos os testes recomendados, além da amamentação exclusiva até os seis meses de idade.