13/08/2018

Vereador destaca que Brasil está no ranking dos países que mais desperdiçam alimentos....

Na sessão desta segunda-feira, 13 de agosto, o Vereador Ademir Antonio Barp (MDB) utilizou a tribuna para falar sobre o alto índice de desperdício de alimentos. De acordo com dados trazidos, cerca de 50% do desperdício ocorre no manejo e transporte dos alimentos. A quantia desperdiçada é suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de pessoas diariamente ao longo de um ano, o mesmo que toda a população do Chile. Enquanto isso, 7 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, são privados de comerem em algum momento devido à falta de recursos. No mundo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), alerta que um terço dos alimentos produzidos para o consumo humano é perdido. Ao menos 10% dos alimentos são desperdiçados pelo consumidor.
     Ainda conforme estudos, Barp ressalta que a revolução na agricultura será baseada na adoção de tecnologias digitais e de microbiologia, com foco no aumento da produtividade do agronegócio, mas com um menor uso de recursos naturais, preservando o meio ambiente e combatendo o desperdício na produção e no consumo de alimentos.
     O edil destaca ainda que dos cinco maiores riscos globais para a próxima década, quatro são relacionados às mudanças climáticas: severas condições climáticas; desastres naturais, falta de prevenção e de adaptação às mudanças climáticas e as crises de água. Essas quatro condições são equiparadas à armas de destruição em massa, apontadas como o maior risco global.
     O vereador falou sobre um estudo de sustentabilidade de alimentação que monitorou o desempenho de vários países, como França, Japão, Alemanha, Espanha, Suécia, Portugal, Itália, Coreia do Sul e Hungria. Enquanto o Brasil apresenta um avanço nas tecnologias sustentáveis, o país 28º lugar dos 34 países estudados. Para Barp o Brasil tem um papel relevante no fornecimento global de produtos alimentícios. “Um dos maiores produtores e o segundo maior exportador mundial de alimentos, os brasileiros precisam se juntar ao esforço internacional na implementação de sistemas sustentáveis de alimentação, pois o combate ao desperdício será um dos maiores desafios da próxima década”, destaca o vereador.
   Para finalizar o vereador falou sobre a finalização das obras de reforma da VRS-814, após anos de reivindicações e espera da comunidade. Barp também reforçou a importância da campanha nacional da vacinação contra Poliomielite e Sarampo, que acontece do dia 6 a 31 de agosto, e no sábado dia 18 acontece o dia D com vacinação em todas as unidades de saúde do nosso município e nas capelas do interior.