28/05/2018

Vereador fala sobre a denominação da rua Olivo Craco e as diretrizes do Plano Diretor Municipal....

Na sessão desta segunda-feira, 28 de maio, o Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB), utilizou a tribuna para defender o Projeto de Lei nº 026/2018, de sua autoria, que objetiva denominar de rua Olivo Craco, uma via pública localizada na faixa de domínio da Rodovia ERS-122, Km 96, loteamento Zulian, no bairro Aparecida. A área denominada está na faixa de domínio do Estado, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), detentora desta área, manifestou-se alegando que não haveria nenhuma oposição em relação à denominação desta via. A denominação é uma reivindicação antiga, visto que os moradores sofrem com a falta de um endereço para receberem suas correspondências, bem como disporem de serviços públicos básicos. Como é o caso em que os residentes do local vem solicitando à CORSAN inúmeras vezes a disponibilidade de uma rede de água nesta via. Acontece que a empresa somente se dispõe a efetuar este serviço após a denominação oficial da via, para assim proceder com a cobrança junto a estes clientes.

Carpeggiani reforçou ainda a importância de a população participar na revisão do Plano Diretor Municipal, através de uma plataforma que está sendo disponibilizada pela Poder Público, onde os cidadãos podem repassar informações e sugestões para a construção de diretrizes que nortearão a elaboração do Plano Diretor Municipal. Entidades, comunidades e a população em geral podem protocolar sugestões nos planos até o dia 30 de maio, ou procurar a secretaria de planejamento, no mesmo período. Após este período, uma audiência pública será realizada para apresentar a minuta do projeto de lei, que posteriormente será encaminhado para a Câmara de Vereadores, que precisa aprovar as alterações. Os planos Diretor e de Mobilidade Urbana, que devem ser concluídos até junho de 2018, estão sendo coordenados pela equipe técnica municipal, com assessoria da Universidade de Caxias do Sul.