11/11/2019

Vereador fala sobre o projeto "Plástico do Bem".

Vereador fala sobre o projeto "Plástico do Bem"....

Na sessão desta segunda-feira, 11 de novembro, o Vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) usou a tribuna para falar do projeto “Plástico do Bem”. O projeto é de iniciativa da Simplás, em parceria com o Instituto Socioambiental Plastivida e o Instituto do PVC, que por sua vez, oferece capacitação e material didático para professores e orientadores das escolas dos municípios que aderem à iniciativa. Os professores trabalham noções de reciclagem e sustentabilidade com suas turmas, ensinando formas de descarte correto, separação e limpeza dos materiais plásticos. “Um projeto importantíssimo para o município e para um mundo melhor”, destaca Rigo.

O Projeto é iniciado em suas residências, onde estudantes, funcionários ou demais participantes do projeto coletam, separam e limpam o material plástico que poderá ser reaproveitado e o levam de volta às respectivas escolas. Nas instituições, o material trazido pelos estudantes é armazenado em recipientes de grande porte (os big bags), também fornecidos pelo Simplás. Quando o big bag estiver cheio, a escola aciona a empresa recicladora para fazer a coleta do material. A empresa recicladora Reciclados Em Cristo vai até cada escola participante, mediante agendamento, recolhe o material, faz a pesagem e substitui os big bags cheios por outros vazios. O peso do material recolhido determina o valor pago à escola pela empresa recicladora Reciclados Em Cristo. É importante que o material esteja separado e limpo corretamente, de acordo com as orientações transmitidas anteriormente, na fase de capacitação.

O projeto já foi implantado em 59 escolas de Caxias do Sul, de abril a junho de 2019, com a participação de mais de 25 mil alunos e 2.600 professores que recolheram 8.443 quilos de materiais, arrecadando R$ 8.443,00 (R$1 para cada quilo entregue). Em Farroupilha a iniciativa foi implantada de abril a julho de 2019, com a participação de 19 escolas, sendo 5.883 alunos e 499 professores capacitados, que recolheram 21.738 quilos de materiais, arrecadando R$ 18.950,20 (R$0,80 para cada quilo entregue). Já em Flores da Cunha, o projeto foi executado por 1.700 alunos e 245 professores. A renda gerada com a reciclagem ficará com oito escolas municipais, sendo as campeãs de arrecadação a escola 1º de Maio (345 kg), escola São José (117kg) e escola Leonel Brizola (115kg). Cada escola participante do projeto Plástico do Bem poderá utilizar como quiser os recursos obtidos com a venda do material para reciclagem. Outra frente de atuação do Plástico do Bem, além das escolas públicas municipais, está em funcionamento no Programa Florescer, desenvolvido pelo Instituto Elisabetha Randon, segmento de ação social das Empresas Randon.