19/05/2020

Vereador fala sobre pavimentação da Estrada Velha e pesquisa sobre a disseminação do Covid-19.

Na sessão desta segunda-feira, 18 de maio, o Vereador Éverton Scarmin (MDB) usou a tribuna para falar sobre a pesquisa que trata sobre o Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim, que aponta que coloca o município de Flores da Cunha em quarto lugar do país, e o primeiro do Rio Grande do Sul entre os municípios menos vulneráveis à Covid-19.

O estudo, divulgado pela revista Exame, além das condições de leitos disponíveis e de respiradores, a pesquisa considera fatores como a proporção da população idosa, o PIB per capita e a situação fiscal da cidade. Ao todo, o índice tem dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos de diferentes pesos: população vulnerável (peso: 32,35%), economia local (peso: 11,76%), estrutura do sistema de saúde (peso: 23,53%), organização do sistema de saúde (peso: 20,59%) e capacidade fiscal da administração municipal (peso: 11,76%). No levantamento foram usados somente dados públicos de diferentes bases, como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).

Scarmin falou também do Projeto de Lei nº024/2020, que trata da liberação de R$4.412.206,00 que será destinado à pavimentação asfáltica da Estrada Velha que interliga Flores da Cunha e Caxias do Sul. O valor, oriundo do Ministério da Integração Nacional, teve apoio do então Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, o médico gaúcho, Osmar Terra. “Sabemos o quanto foi difícil conseguirmos esses recursos e quanto será importante essa obra”, destaca Scarmin.