02/07/2018

Vereador fala sobre projeto da Zona Franca da Uva e do Vinho.

Vereador fala sobre projeto da Zona Franca da Uva e do Vinho....

Na sessão desta segunda-feira, 02 de julho, o Vereador Ademir Antonio Barp (MDB) utilizou a tribuna para falar sobre o projeto que estabelece a Zona Franca da Uva e do Vinho, de autoria do Deputado Federal João Derly (REDE), que está sendo debatido por vários representantes da região da Serra. O projeto tem por objetivo diminuir os custos de produção vitícola na Serra Gaúcha, uma vez que o setor sofre com a lata carga de impostos, dificultando a competitividade com o mercado internacional. Esse regime tributário será aplicado à cadeia vitícola da região, a fim de fortalecer o enoturismo, além de estimular os investimentos no setor hoteleiro, gastronômico e comercial, possibilitando a geração de empregos.

O vereador falou sobre a questão do armazenamento dos agrotóxicos e os cuidados com o meio ambiente. Barp destaca que os agricultores estão com uma consciência maior, em relação ao cuidado com a preservação do meio ambiente, mas que as exigências para construção de local para armazenamento dos produtos químicos é muito rigorosa, principalmente para o pequeno produtor, que muitas vezes possui uma propriedade limitada na questão do espaço.

O edil manifestou se contentamento, em relação às verbas oriundas do Ministério do Turismo que serão utilizadas para pavimentação do trecho de 1000 metros que dá acesso à capela de Santa Justina, próximo ao Casarão Veronese e mais 900 metros do trecho até o Parque da Gruta, em Otávio Rocha.  Para o vereador essas pavimentações atenderão uma reivindicação antiga da comunidade, assim como incentivarão o turismo da região.