01/09/2020

Vereador fala sobre projeto que cria a Zona Franca da Uva e Vinho.

Na sessão desta segunda-feira, 31 de agosto, o Vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) usou a tribuna para falar sobre o Projeto de Lei da Zona Franca Uva e Vinho. De iniciativa do Deputado Estadual João Derly, projeto que foi arquivado, o mesmo foi desarquivado pelo Deputado Estadual Jerônimo Goergen (Progressistas), e ganhou pedido de urgência para apreciação na Câmara Federal, com autoria do Deputado Carlos Gomes (PRB). A matéria propõe que os vinhos, sucos de uva e espumantes produzidos e comercializados dentro da área da Zona Franca fiquem isentos de IPI, PIS e COFINS. Impostos em torno de 54% segundo Ibravin.

Entre os municípios beneficiados estão: Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Guaporé, Ipê, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Salvador do Sul, Santa Tereza, São Marcos, São Valentim do Sul, Veranópolis e Vila Flores, aqui na serra, e Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Encruzilhada do Sul.

Ivane Fávero (Enoturismo). “A Zona Franca pode ser um fator não apenas de atração do turista nacional, pelos preços reduzidos dos vinhos, mas também de alavancagem ao receptivo internacional, através do fortalecimento de toda a cadeia de hospitalidade, gastronomia, arte e cultura ligadas ao universo do vinho”.

(Spa do vinho) - Muitos dos nossos hóspedes se queixam de não encontrarem vinhos com valores mais atraentes no produtor, às vezes até mais caros do que nos grandes supermercados ou distribuidores. Isto acontece em função da alta carga tributária imposta ao produto”.

Na oportunidade, Rigo falou sobre a importância da acessibilidade em todos os setores, ao apresentar uma matéria feita pela RBS TV, que retrata a dificuldade dos alunos para terem aulas on-line no período da pandemia.

Confira o pronunciamento do Vereador: (https://youtu.be/6LUxPvMajMM) (30:00 a 40:00)