14/07/2020

Vereador fala sobre uso da Ivermectina por alguns município para o tratamento da Covid-19.

Ainda não há comprovação concreta sobre os benefícios do medicamento contra o novo coronavírus, no entanto alguns municípios estão usando o medicamento.

Confira na íntegra o pronunciamento do Vereador Ademir Antonio Barp (MDB):
Na última vez que ocupei este espaço na tribuna desta casa, trazia então, os números da CORSAN, do nosso município, e principalmente a grande preocupação referente a água que chega as nossas casas, empresas e também na agricultura.
Segundo o gerente da CORSAN, de Flores Da Cunha, Sr. Geovani Spelocin, a situação na época era preocupante devido a longa estiagem que castigava o nosso estado, por isso, sempre o apelo para a comunidade economizar água.
As fortes chuvas eram esperadas para agosto, mas aconteceram ainda em julho em grande quantidade, e trazendo prejuízos de novo para o RS.
Confesso que eu também imaginei que a situação dos nossos poços tivesse melhorado, mesmo sabendo que a recomposição é lenta e gradual, devido a profundidade dos mesmos. As intensas chuvas das últimas semanas, e que tantos transtornos trouxe para o estado e região, suas águas não atingiram os lençóis freáticos de captação, portanto ainda temos que evitar o desperdício.
Cidades que tem a seus reservatórios oriundos de rios, riachos, que formam as represas, tem a situação normalizada, mas Flores da Cunha é abastecida por poços artesianos, como todos sabemos.
A mudança da estação e as chuvas, fizeram que o consumo baixasse, pois muitas casas e empresas já contam com coleta de água da chuva utilizando-a para vários fins. Buscando dados junto a CORSAN, podemos ver uma baixa considerável no consumo do último mês de junho;

CONSUMO DOS ÚLTIMOS MESES:
MARÇO - 213.000.000 Lts.
ABRIL -192.000.000 Lts.
MAIO - 209.000.000 Lts.
JUNHO - 192.000.000 Lts

Os poços continuam trabalhando de 18/20 Horas dia. A boa notícia é que em breve teremos, mais um poço a disposição dos Florenses que irá fornecer 25.000 lts de água por hora, esse poço denominado, SL 45 foi perfurado na região de São João próximo da propriedade Maurina. Essa água irá abastecer as comunidades de São João, São Caetano, Santa Bárbara,Parada Cristal, Dolorata e parte da Rua Milano em São Gotardo. Todos os Trâmites legais estão sendo seguidos e estão em fase final, diz o Gerente Giovani Espelocin.

Itajaí terá que explicar ao TCE sobre a distribuição de ivermectina. A prefeitura tem prazo de cinco dias para repassar as explicações; a cidade contabiliza 50 óbitos e 2.194 casos confirmados da Covid- 19.  MARCOS JORDÃO, FLORIANÓPOLIS - 10/07/2020.
O TCE (Tribunal de Contas do Estado) solicitou nesta quinta-feira (9), que a prefeitura de Itajaí repasse informações sobre a distribuição da ivermectina no prazo de cinco dias. A entrega do medicamento para a população começou no dia 7 de julho. Ainda não há comprovação concreta sobre os benefícios do medicamento contra o novo coronavírus.

Medicamento começou a ser entregue no dia 7 de julho – Divulgação/ND.
No documento assinado pelo Diretor De Contas de Gestão, Sidney Antonio Tavares Junior, o TCE solicita que seja explicado o processo completo de compra e aquisição do medicamento. Assim como protocolos de autoridades médicas e sanitárias no qual o órgão considerou para que fosse distribuído o medicamento à população do município do Vale do Itajaí. Além disso, o Tribunal quer saber detalhes dos critérios e procedimentos utilizados para a distribuição do medicamento e documentos relacionados à despesas e comprovantes de pagamentos.

Contraponto

Em nota, a prefeitura de Itajaí ratificou que já recebeu o pedido das informações realizadas pelo TCE e também sobre o prazo para o envio dos documentos.

Confira a nota na íntegra:

O Município de Itajaí informa que recebeu hoje o pedido de informações do Tribunal de Contas do Estado e tem o prazo de cinco dias para se manifestar ao órgão, quando prestará todos os esclarecimentos solicitados. O Município ainda reforça que está à completa disposição das autoridades para elucidar quaisquer questionamentos, bem como garantir a total transparência de suas ações.

Casos na cidade

De acordo com prefeitura, desde o começo da pandemia, a cidade contabiliza 50 óbitos e 2.194 casos positivos. Deste total, 2.003 estão recuperadas.