09/07/2018

Vereador indica criação da Sala do Empreendedor.

Vereador indica criação da Sala do Empreendedor....

O Vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) utilizou a tribuna, na sessão desta segunda-feira, 09 de julho, para defender duas indicações. A primeira solicita a colocação de contêineres de lixo seletivo e orgânico na rua Treviso, em São Gotardo, visto que existem muitos moradores neste local, e os mesmos necessitam de um local apropriado para depósito do lixo. A segunda indicação diz respeito à instalação da “Sala do Empreendedor” junto à Prefeitura Municipal, destinada a materializar a simplificação dos processos de abertura, baixa e funcionamento das empresas. Para Rigo essa indicação teria um avanço significativo na desburocratização e simplificação de procedimentos de abertura de empresas.

A Sala do Empreendedor deve ter o apoio dos órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos nos diferentes procedimentos e estágios de atendimento empresarial e um único local, onde deve oferecer serviços que vão do início ao fim dos processos, abrangendo o registro, baixa e alterações de inscrições municipais e estaduais, e os serviços prestados pelos setores de fazenda, fiscalização de tributos, posturas, meio ambiente, vigilância sanitária e obras, secretaria de planejamento e urbanismo.

Ainda para o vereador, a Sala pode e deve ir muito além desses serviços. Ela precisa ser o espaço de referência ao cidadão empreendedor, o local de relacionamento entre o poder público e a sociedade, e despontar como a forma mais importante do ambiente favorável para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios no município. Outro benefício que poderá ser adotado é a entrega dos dados tudo via pen drive, onde depois o empreendedor poderá consultar via online seu processo, sem precisar se deslocar até a prefeitura, perdendo seu tempo.