Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
24/04/2018

Vereador presta homenagem a Sixto Gabriel Schiavenin e Fioravente Rech com denominação de ruas.

Vereador presta homenagem a Sixto Gabriel Schiavenin e Fioravente Rech com denominação de ruas....

COMPARTILHAR

Na sessão desta segunda-feira, 23 de abril, o Vereador Pedro Sperluk (PSB) utilizou a tribuna para prestar homenagem, através de dois projetos de lei de denominação de ruas. Em discurso emocionado, Sperluk apresentou o currículo de Fioravante Rech e de Sixto Gabriel Schiavenin. Ambas as ruas estão localizadas no bairro União.

O florense Fioravente Rech nasceu no travessão Gavioli, em 25 de agosto de 1925. Casou-se com Zélia Nardon Rech, no ano de 1945, tendo dez filhos. Dedicou-se intensamente à cultura da uva, plantio de milho, trigo, criação de animais em grande quantidade, fazendo venda de gado e suínos. A família enaltece que nunca ouviu Fioravante Rech erguer a voz com a esposa Zélia e nem com os filhos, demonstrando-se sempre um homem compreensivo e que trabalhava desde o clarear do dia. Importante salientar que Fioravante sempre foi prestativo com a comunidade, muito caprichoso com os animais, zelando os mesmos com carinho. Aos finais de semana, convidava a todos para a santa missa, assim como incentivava os filhos a sempre serem prestativos com a comunidade. Fioravante Rech faleceu em 1995, deixando um marco de dedicação à família, aos amigos, e provas de ajuda a todos quanto possível.

O homenageado Sixto Gabriel Schiavenin era filho primogênito de Anselmo Schiavenin e Odila Salvador Schiavenin, nasceu no dia 22 de dezembro de 1927 na Capela Nossa Senhora de Monte Bérico, município de Flores da Cunha - RS. Pai de uma família numerosa composta de 12 filhos. Filho de uma família humilde de agricultores, ainda adolescente ingressou no Seminário de Veranópolis, onde estudou por alguns anos. Ao regressar permaneceu na agricultura cultivando uva e outros produtos agrícolas para subsistência da família. Por algum tempo exerceu também a função de fotógrafo e motorista. Homem de muita fé e oração, dificilmente faltava à missa aos domingos pela manhã. Sempre dedicou total atenção à família, vizinhos e comunidade.

Na comunidade sempre colaborou e liderou vários trabalhos comunitários para levar infraestrutura e melhoria na qualidade de vida para os moradores, com destaque para a instalação de rede elétrica, telefonia rural, construção do salão comunitário, manutenção da estrada, entre outras. Exerceu por muito tempo o cargo de festeiro e fabriqueiro na comunidade Nossa Senhora de Monte Bérico. Por vários anos também exerceu gratuitamente a função de representante da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do qual, também foi membro da diretoria, assim como igualmente exerceu outras tantas funções.

Sixto Schiavenin ficou viúvo muito jovem, com doze filhos, sendo a maioria crianças e adolescentes. Em seguida casou-se com Ana Piroli, a qual assumiu a família, e inclusive cuidou do seu Sixto até sua partida.  Sixto Gabriel Schavenin faleceu no dia 27 de maio de 2014 aos 86 anos de idade e nos deixou o legado de um homem simples, humilde e trabalhador, e que dedicou sua vida para o bem da família e do próximo.

Fonte: Assessoria de Comunicação


Conteúdo Rodapé