08/10/2018

Vereador presta homenagem ao Grupo Escoteiro Alberto Mattioni pelos 35 anos de fundação....

Na sessão desta segunda-feira, 08 de outubro, o Vereador Moacir Ascari (MDB) utilizou a tribuna para prestar homenagem, com Moção de Congratulações, ao Grupo Escoteiro Alberto Mattioni pelos 35 anos de fundação.

Conheça a entidade:

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. O Movimento Escoteiro acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É verdadeiramente no grupo escoteiro que o Escotismo acontece. Os jovens são divididos conforme sua faixa etária que vai de 6 anos e meio a 21 anos, para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter), com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

O Grupo Escoteiro Alberto Mattioni foi fundado em 14 de setembro de 1983, comemorando neste ano 35 anos de atividades. Recebeu este nome em homenagem ao Sr. Alberto Mattioni um dos pioneiros do Escotismo de nosso município.

Atualmente, o Grupo Escoteiro Alberto Mattioni é dirigido pelo Sr. Julio Cesar Colleraus, presidente; pelo Sr. Aldemir Mascarenhas, presidente da Associação de Pais e por Itacir Dal Bó Rech, Diretor Técnico.

Ao longo da sua história, 607 jovens e adultos já fizeram parte do Grupo Escoteiro Alberto Mattioni. Atualmente o grupo é formado por 107 integrantes entre jovens participantes dos Ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, adultos voluntários e diretoria.

O Grupo Escoteiro Alberto Mattioni realiza diversas atividades com base no Programa Educativo e no Método Escoteiro do Movimento, buscando trabalhar diretamente com a comunidade em ações de valorização da vida e do bem e do cuidado com o meio ambiente.

O Método Escoteiro é o aprendizado pela prática e o desenvolvimento da autonomia, baseado na autoconfianças destes jovens, através da disciplina, da capacidade e da descoberta da vida em equipe e da aceitação do compromisso escoteiro (lei e promessa). As atividades buscam ser atraentes, variadas, na vida ao ar livre e, principalmente em contato com a natureza e a integração com a comunidade. E não podemos esquecer de falar do desenvolvimento pessoal de cada jovem, assistida e orientada de perto pelos adultos (chefes) voluntários.

O Grupo Escoteiro Alberto Mattioni faz parte de um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário. Um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral e com a educação permanente dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.