Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
11/12/2017

Vereador presta homenagem aos Freis Valdivino Salvador e Raimundo Costella.

Vereador presta homenagem aos Freis Valdivino Salvador e Raimundo Costella....

COMPARTILHAR

     Na sessão desta segunda-feira, 11 de dezembro, o Vereador César Ulian (PP), usou a tribuna para prestar uma homenagem especial, através da Moção nº035/2017, de Congratulações ao Frei Valdivino Euri Salvador pelos seis anos de condução da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, ao Frei Raimundo Costella pelos 19 anos de missão em nossa comunidade, extensiva aos demais Freis Capuchinhos, apoiadores e voluntários da instituição religiosa. Ulian apresentou um extenso histórico de trajetória religiosa dos Freis Valdivino Salvador e Raimundo Costella, que está deixando o município de Flores da Cunha para exercer suas funções no município de Canoas. O edil também agradeceu a dedicação e os trabalhos exercidos em apoio a várias entidades e grupos sociais, como o Projeto Social Novos Horizontes, a Associação dos Idosos de Flores da Cunha (Adiflores), Alcoólicos Anônimos e o Grupo Novo Amanhã.

     O vereador falou do projeto apresentado na última quinta-feira, dia 07 de dezembro, onde o Presidente do Consepro, Itamar Brusamarello, expôs o projeto de cercamento eletrônico denominado “Olhar Digital”. O projeto apresentou três fases, podendo evoluir de acordo com a necessidade. A primeira delas consiste na implantação de 60 câmeras de monitoramento, 20 delas com rotação em 360 graus e mais 40 câmeras fixas que seriam colocadas em lugares estratégicos, baseados em estudos técnicos feitos pela Brigada Militar e Policia Civil. As câmeras captaram as imagens e enviam as informações através de fibra ótica. Os equipamentos são de responsabilidade do Consepro, que terá a incumbência de administrar e coordenar os trabalhos de monitoramento.

 

 

Conheça a trajetória de vida dos Freis Valdivino Salvador e Raimundo Costella:

 

 

FREI RAIMUNDO COSTELLA

 

 

De Nome Civil, OLIVIO JOSÉ COSTELLA, filho de  DAVID COSTELLA  e  MARIA ROVANI, nasceu em 1º de maio de 1933, na cidade de Tapejara/RS.

 

Entrou no Seminário em 20 de janeiro de 1945 na cidade de Veranópolis/RS, e Ingressou na Ordem em 24 de janeiro de 1952 - Flores da Cunha/RS, onde também realizou seu noviciado e votos temporários.

Votos Perpétuos no dia 25 de janeiro de 1956 – na cidade de Marau/RS.

Ordenado Sacerdote em  12 de dezembro de 1959 - Porto Alegre/RS, Matriz Santo Antonio, pelas mãos de Dom Vicente Scherer (Arcebispo)

 

Atividades e Cargos exercidos pelo Frei Costela:

 

Iniciou suas atividades pastorais atuando como capelão nos Sanatórios Partenon (1961) e  Parque Belém Novo (1962-1963). Por uma década exerceu as funções de Diretor Espiritual e Professor no Seminário São José de Veranópolis (1964-1973), lecionou entre outras disciplinas; Latim, Inglês e Ensino Religioso. Por mais outra década, atuou em diferentes funções no Seminário em Ipê, como Orientador Espiritual, Vice-Superior, vice-diretor, assistente da fraternidade da Ordem Franciscana Secular, diretor espiritual e auxiliar na paróquia São Luiz e, pró-vigário de São Paulino (1974-1984). De 1985 a 1987, em Flores da Cunha, foi vigário paroquial e diretor espiritual dos filósofos. Outra transferência o designou a Vila Flores, onde desempenhou as funções de guardião da fraternidade (1988-1993), coordenador de pastoral e orientador espiritual por um ano, após, assumiu como pároco (1989-1991), também, foi vice-diretor e professor no Seminário (92-93).

De 1994 a 1999, em Ipê, atuou como vigário paroquial (São Paulino), Vice-Diretor no Seminário (94 a 96) e guardião da fraternidade de 97 a 99.

Desde 2000, reside em Flores da Cunha, e atua na formação como vice-mestre, exercendo a função de vigário paroquial e vice-guardião da fraternidade. Faz um trabalho fantástico na visita as famílias, levando a bênção, a oração, a Palavra de Deus; visita os doentes nas residências, ministra os sacramentos, além de um bom conselheiro e confessor. “Quem nunca viu o Frei Costela, por vezes a passos rápidos e joviais, por outras, a passos lentos e pensativos, andando por nossas ruas?” Certamente estava a caminho ou voltando de uma visita a um enfermo, doente ou de alguém que necessitava de uma injeção de esperança;  Esse é o Frei Costela, simples, espontâneo e com saúde, aos 84 anos, não toma remédios, lê a Bíblia.

Do casal David  e Maria , vieram 13 filhos. Dos quais, quatro filhas se tornaram Irmãs Consagradas na Congregação Notre Dame; quatro filhos se tornaram franciscanos capuchinhos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, e os demais casaram e formaram suas famílias. Na Familia Costela mais de 80 parentes seguiram a vida consagrada ou sacerdotal. A Fruta não poderia cair longe do pé, como Frei Raimundo fala em suas homilias, falando que as famílias são a salvação da humanidade, as pequenas Igrejas domésticas. Uma pessoa Especial que dedica sua vida pelas outras vidas, alguém que merece nosso reconhecimento e admiração, Frei Raimundo Costela, nosso muito Obrigado por tudo que o Sr. Fez e Faz por nossa comunidade.

 

FREI VALDIVINO EURI SALVADOR

 

Nasceu dia 15 de janeiro de 1953, município de Ipê (RS). Entrou no Seminário no dia 11 de fevereiro de 1965, em Vila Flores. Fez os dois primeiros anos do curso de Filosofia, na Universidade Católica de Pelotas entre 1975-1976. Interrompeu o curso para realizar o Ano de Noviciado em Marau (RS) em 1977. Concluiu o curso de Filosofia e o curso de Teologia no Instituto de Teologia e Ciências Religiosas, da Pontifícia Universidade Católica em Porto Alegre entre 1978 a 1982. Entrou definitivamente na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no dia 02 de fevereiro de 1978.

Foi ordenado Sacerdote por seu irmão, Dom Ângelo Domingos Salvador, em Segredo, sua terra natal aos 17 de abril de 1983.

Em 23 de março 2008, Frei Valdivino celebrou as Bodas de Prata de Ordenação Sacerdotal junto com as Bodas de Ouro de Ordenação Sacerdotal de seu irmão, Dom Ângelo.

 

Já exerceu as seguintes atividades:

 

1)Vigário Paroquial e Pároco da Paróquia São Pio X, em Canoas entre 1983 a 1988.

2)Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Canoas entre 1989 a 1993.

3)Pároco da Paróquia São José, no Bairro Fragata, em Pelotas entre 1994 a 1999.

4)Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria entre 2000 a 2001.

5)Participou de curso de pós-graduação em “Pastoral Urbana”, no Instituto de Educação Continuada, na PUC, em Belo Horizonte, com duração de um ano (2002).

6)Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Vacaria entre 2003 a 2005.

7)Participou da Equipe das Missões Populares dos Frades Capuchinhos nos estados do sul do Brasil entre 2006 a 2011 com sede em Vacaria. Nos dois últimos anos como coordenador da equipe.

8)A partir de 2012 exerce a função de Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Flores da Cunha (RS). Findada sua missão aqui, se despede de nossa comunidade neste ano de 2017, para iniciar um novo trabalho na cidade de Canoas, deixando já uma pontinha de saudades antecipadas nesta comunidade.

 

Além das atividades religiosas, que não são poucas, com 34 comunidades para atender orientar e celebrar, dezenas de equipes pastorais, serviços, ministérios, movimentos, grupos, catequese, Frei Valdivino também investe e faz parcerias em projetos sociais no nosso municipio:

 

----Projeto Social “Novos horizonte”: parceria com Moveis Florense, Condica (Ezio Ribeiro de Salles), Centro Empresarial, Universidade de Caxias do Sul e Paróquia. Destina-se a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. A paróquia entra com água, luz e as salas 19 e 21 da galeria. Coordenação de Márcia Benassi(Tel.98449 3943).

----Associação dos idosos de Flores da Cunha. Ocupam a sala 20, gratuitamente para realizar seus encontros e projetos.

----Rádio Mãe de Deus. Ocupam a sala 18 gratuitamente, prestando serviços de informação e formação para toda a comunidade. (Também com boletins informativos da prefeitura municipal e Emater).

----Alcóolicos Anônimos e ALANON – ocupam duas salas no porão do salão paroquial pela Rua Frei Eugênio, onde realizam suas atividades de apoio e acompanhamento.  Contribuem  apenas para o pagamento da água e luz com o salão paroquial.

----Grupo “Novo Amanhã”. Orientação de  Famílias e Casais com filhos dependentes químicos, seguindo a pedagogia do  “Amor Exigente”. Utilizam uma das salas da catequese gratuitamente uma vez por semana para realizar suas atividades.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação


Conteúdo Rodapé