20/11/2018

Vereador presta homenagem pela inauguração do Museu Família Conz.

Vereador presta homenagem pela inauguração do Museu Família Conz. ...

Na sessão desta segunda-feira, 19 de novembro, o Vereador Pedro Sperluk (PSB) utilizou a tribuna para prestar homenagem à família Conz pela inauguração do museu Família Conz.

Confira a homenagem na íntegra:

Homenagear uma família, exige pesquisa. Não é um ato, é um fato, que faz parte do arquivo da história. Refiro-me à família Conz, enraizada na terra do galo, onde é parte do acervo histórico de Flores da Cunha. Quando fizemos a pesquisa sentimos o prazer de viajar na história real da família Conz. E hoje ao falar frente a frente com  os Conz, sinto uma certa uma emoção, uma adrenalina diferente. Coloco-me no lugar dos familiares e imagino o filme que deve estar passando na mente dos Conz aqui presentes.

Senhor Orfeu Conz, nos abriu as portas do museu. Pacientemente nos relatou os muitos passos para por em pé o museu que mostra um pouco dos seus antepassados, e o carinho com que montou o referido museu. Contamos também com o apoio do senhor Toninho Conz que nos auxiliou no levantamento dos dados. O casarão, hoje museu, foi construído há 140 anos, isto é, em 1878, pelo senhor Ágapito Conz, bisavô do senhor Orfeu.

Logo na entrada do velho casarão assim chamado tem, uma BíBLIA em italiano a qual foi trazida pelos pioneiros imigrantes italianos, por volta de 1878. Isso significa que para os Conz, a história e a memória são sagradas para eles.  Na parede frente à Bíblia, a foto do avô, foto do filho e do neto. São reverenciados pelo bisneto em fotos e inscrições entalhadas com muito esmero. Circulando pelos cômodos, é perceptível o preciosismo dos detalhes. Uma JARRA de água no quarto, utilizada para a higiene, onde também estão algumas gravuras sacras amareladas pelo tempo.

Visitar o museu da família Conz, alí no Bairro Videiras em Flores da Cunha, é muito mais do que conferir objetos, móveis, costumes e histórias antigas estampadas naquele ambiente. A família Conz, está proporcionando para a atual e futuras gerações, a oportunidade de visitar o museu. Dando-nos a chance de aprender a preservar a memória dos tempos. Dentre os objetos, pudemos vislumbrar uma PEGA-MOSCAS de vidro, uma FUNDA, RASTEL, entre outros.

O seu Orfeu Conz faz questão de ser o cicerone, acompanhando, explicando tudo pacientemente a cada visitante.  O seu Orfeu, o filho Tarcilo, o neto Diógenes e o bisneto Orfeu, são os responsáveis pela abertura do espaço público que levou dois anos em reformas. É Importante salientar que seu Orfeu morou no casarão, dos oito aos 17 anos. Ele lembra dos dias rotineiros em que posava junto ao velho CARRETÃO defronte à casa.

Recorda de quando subia no carretão e guiava duas mulas, e percorria os terrenos da propriedade, isto lá em 1950. Na flor dos seus 15 anos de idade, seu Orfeu trazia milho, trigo, lenha, frutas, verduras, o pasto seco pros animais, e tudo que precisasse.  Aliás, a carreta é um dos vários símbolos que traduzem a história do local.

Se vê o zelo dos familiares, preservando MÓVEIS e UTENSÍLIOS da família entre tantos objetos históricos que contribuem para a harmonia do primeiro piso, onde vemos a COZINHA, com vários objetos que marcam sobremaneira desde a louça estendida para as refeições e tudo muito bem conservado. O QUARTO do casal com móveis em madeira rústica e que traçam a beleza da época e se mantém intactos. Relembremos também a DESPENSA, onde está a máquina de costura, as cestas, cavaias, o taxo pra fazer as geleias, o quadro com a tradicional imagem de Jesus, o ferro à brasa para passar e engomar roupas.

Também a máquina de moer carne e fazer o salame, a linguiça para o gasto da família.  Dentre as decorações do casarão, na entrada à direita, as PLACAS, com a história do bisavô, avô, pai e neto. Já veremos novamente no vídeo que montamos. O trabalho artesanal da família se percebe em TOALHAS bordadas, que eram chamados panos de parede e toalhas de mão.

Enfim, o Museu da família Conz em Flores da Cunha, revive e mostra abertamente os costumes dos primórdios da colonização. O porão onde eram guardadas as pipas com vinho e o tradicional salamito para o café matinal. Ainda fizemos um vídeo para marcar ainda mais esse momento de tantas e boas lembranças, pois o referido museu reúne cultura. E a família Conz mantém viva a imagem da cultura e da tradição. Família- um bem maior.

E como diz o clássico Hino rio-grandense: Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra. Parabéns seu Orfeu e toda a abençoada família Conz. Assim sendo, eu, Vereador Pedro Sperluk, voltei no tempo para apreciar a cultura, a união, o amor de família que sem dúvida, é um esteio de aço de uma sociedade.

E hoje, 19 de novembro de 2018, é um dia mais do que marcante. Hoje além de ser o dia da Bandeira do Brasil, é dia do aniversário do seu Orfeu Conzi, para o qual pedimos uma salva de palmas.