14/02/2018

Vereador propõe a criação de politicas públicas de incentivos às agroindústrias familiares....

Na sessão desta quarta-feira, 14, o Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (PMDB), ocupou a tribuna para falar sobre a importância da agroindústria familiar para o desenvolvimento econômico de Flores da Cunha.

Carpeggiani reforçou a agroindustrialização da produção como importante alternativa de geração de renda no meio rural. Para o o edil processar e comercializar a própria produção torna as famílias independentes dos complexos agroindustriais. Neste tipo de empreendimento, os agricultores são os protagonistas do processo, passando a atuar em toda a cadeia produtiva. Além disso, promovem a descentralização e a diversificação da produção e o desenvolvimento local, fortalecendo os valores culturais, a sustentabilidade ambiental e a oferta de produtos diversificados e de qualidade à população.

O vereador acredita que a agricultura familiar é cada vez mais evidenciada por políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida destas famílias. A criação da Política Estadual de Agroindústria Familiar, criada pela Lei Estadual nº 13.921, de 17 de janeiro de 2012, e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) criado pela Lei Federal nº 10.696 de 02 de julho de 2003 são exemplos de políticas públicas que priorizam a agricultura familiar.

Diante dos projetos públicos, o vereador acredita que seria imprescindível que Flores da Cunha dispusesse de um programa de incentivo às agroindústrias familiares. Hoje o município possui 1.310 estabelecimentos agropecuários, segundo o IBGE.   De acordo com o Perfil Socioeconômico de Flores da Cunha, a agricultura correspondeu a 12,39% de nossa matriz econômica no ano de 2016. Porém se compararmos com os números de 2015, a agricultura apresentou uma retração de 1,39%, ao passo que comércio e serviços vêm registrando ganhos de participação na matriz econômica, acompanhando uma tendência verificada em vários munícipios da região.

Carpeggiani destaca que os dados refletem uma preocupação e corroboram para uma constatação importante: o êxodo rural. Principalmente o de jovens, que preferiram trocar a colônia por outras perspectivas na cidade. Se no passado os jovens permaneciam nas propriedades rurais familiares, muitos optaram por não dar continuidade ao trabalho de seus pais e avós.

O vereador acredita que, em função do cenário econômico nacional, constata-se a dificuldade na obtenção de emprego na indústria, no comércio e nos serviços. Para o edil esse fator ressalta a necessidade do fortalecimento da agricultura no município, principalmente na criação de uma política municipal de incentivo à agroindústria familiar, onde a agricultura e a indústria se unem para produzir produtos de excelente qualidade com maior valor agregado, fortalecendo consequentemente o setor primário.

Carpeggiani pode comprovar a importância da agricultura, na oportunidade em que participou da abertura da colheita do mirtilo na propriedade da agroindústria Silber, em Otávio Rocha. No local são produzidos aproximadamente 7 mil quilos da fruta, numa extensão de 1,5 hectares. A agroindústria Silber, por exemplo, utiliza praticamente 70% da produção para a fabricação de doces e geleias, e o restante é vendido in natura. No local a Emater também realiza o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, com auxílio técnico e elaboração de projetos para buscar financiamentos em programas desenvolvidos pelos governos federal e estadual. Para o vereador, esse empreendimento familiar é um exemplo de sucesso, que aliado às políticas de incentivo, pode ser aplicado em muitas indústrias familiares do município.

Para apoiar essa iniciativa, o vereador fez uma indicação ao Poder Executivo (Indicação 021/2018), que trata da criação do Programa Municipal de Incentivo à Agroindústria Familiar no município de Flores da Cunha. O esboço, que tem apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, consiste em fomentar e auxiliar as agroindústrias familiares em processo de instalação, ampliação ou manutenção de suas atividades no município, através de subsídios de serviços para obras de infraestrutura na propriedade e entorno.

O edil acredita que o Poder Executivo poderia fomentar de forma eficaz os produtores rurais que optarem por industrializar sua produção, desde que atendidos pré-requisitos mínimos estabelecidos pela mesma lei. A industrialização geraria renda aos produtores, bem como traria o fortalecimento das atividades das propriedades rurais. Outro benefício importante com o estabelecimento de novas agroindústrias seria o reconhecimento para com os produtos aqui produzidos, divulgando positivamente o nome de nosso município em vários mercados, como um selo indicando que os produtos são fabricados em Flores da Cunha.