11/12/2017

Vereador propõe criação de comissão especial para avaliação do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana....

Na sessão desta segunda-feira, 11 de dezembro, o Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (PMDB), utilizou a tribuna para agradecer à Casa Legislativa e a todos os funcionários que prestaram auxilio para o desenvolvimento de seus projetos, bem como fazer uma prestação de contas de suas atividades. Carpeggiani destacou que 2018 foi um ano de aprendizados e trocas de experiências junto à comunidade, pois através de várias reivindicações enviadas ao Poder Executivo, buscou-se suprir as demandas da sociedade, ao agir como elo entre o cidadão e o Poder Público. “Ao longo deste primeiro ano de mandato procurei sempre desempenhar minhas funções legislativas com coerência e responsabilidade, seja como vereador líder de governo e como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. Agradeço a esta Casa por sempre prover o ambiente necessário para que pudesse expor meus posicionamentos e ideias. A despeito de qualquer diferença em nossas opiniões, acredito que crescemos com a divergência, desde que haja o respeito e a tolerância em nossas palavras e ações. Espero que ao longo dos próximos anos possamos sempre “combater o bom combate!”, destaca Carpeggiani.

O vereador apresentou também suas ações realizadas em 2018, onde apresentou três moções de congratulações, trinta e uma indicações, dezesseis requerimentos e três projetos de lei, estes aprovados por unanimidade pelo Legislativo e sancionado pelo Prefeito Lídio Scortegagna. As três leis aprovadas possuem conotação urbanística, que visam facilitar a vida dos munícipes e a ordenação urbana do município.

A primeira delas, de número 3.320 de 24 de Maio de 2017, altera a Lei n.º 3.024, que disciplina a denominação de logradouros públicos e próprios municipais. Para o vereador, ela lei visa promover um melhor entendimento acerca da denominação de vias urbanas e rurais, buscando sanar equívocos cometidos nas denominações passadas, facilitando a localização e o deslocamento dos munícipes por todo território florense.  A segunda lei, de número 3.340 de 18 de Outubro de 2017, denomina de Angelo Piccoli a via pública localizada no bairro Vindima. Esta via, até então sem denominação, trouxe identidade aos moradores desta localidade, facilitando entregar de correspondências, e no futuro a melhora dos serviços públicos nesta via.

Para Carpeggiani a terceira lei é a mais significativa, de número 3.343 de 01 de Novembro de 2017, cria, denomina e delimita os bairros da sede urbana de nosso município. Esta Lei veio corrigir um descompasso importante na delimitação urbana da sede urbana, agora em consonância com os limites estabelecidos pelo Plano Diretor Municipal. O edil aproveitou o espaço para informar que iniciou a divulgação e entrega, através do projeto Câmara Cidadã, da cópia do mapa que apresenta a delimitação da sede urbana do município. O exemplar está sendo entregue em escolas, Unidades básicas de saúde, e demais instituições públicas privadas, bem como  escritórios municipais da Corsan, Correios e RGE, jornais e rádios locais, com o intuito de facilitar o trabalho dos profissionais na prestação de seus serviços junto à comunidade.

O vereador acredita que este é o primeiro passo para qualificar e ordenar as áreas urbanas do município, e somente estará concluído quando o projeto se estender às demais localidades urbanas de Flores da Cunha, tais quais os distritos de Otávio Rocha e Mato Perso, bem como São Gotardo, Alfredo Chaves e Parada Cristal. “Este é um compromisso que assumo com nossa comunidade, de concluir este trabalho e incluir as demais localidades urbanas ao longo de meu mandato como vereador”, destaca Carpeggiani.

Para finalizar, o edil reforçou a importância da audiência pública que ocorre na próxima quarta-feira, dia 13, acerca da revisão do Plano Diretor Municipal e do Plano de Mobilidade Urbana. Este primeiro encontro visa sensibilizar os cidadãos para o processo de revisão destes planos, que será conduzido pela Prefeitura Municipal, juntamente com a assessoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Nesta oportunidade será transmitida a metodologia a ser desenvolvida, bem como obter a adesão dos cidadãos e entidades representativas para o encaminhamento de sugestões em prol de uma cidade com mais qualidade. Diante do assunto, o edil solicitou à Mesa Diretora do Legislativo, a possibilidade  de criar uma Comissão Especial para apreciação do tema, a fim de que se possa disseminar informações importantes que irão criar subsídios para o posicionamento de cada vereador no momento em que o Poder Legislativo vote a matéria.