12/06/2017

Vereador quer criar o Banco de Alimentos no município.

Vereador quer criar o Banco de Alimentos no município....

Na sessão desta segunda-feira, 12, o vereador Ademir Antonio Barp (PMDB), utilizou a tribuna para falar de um tema muito importante para a vida de muitas crianças, jovens, adultos, e que está diretamente ligada a qualidade de vida, o bem estar das famílias, o progresso, educação, a fé e principalmente a saúde: a alimentação. Tema extenso, polêmico e discutido desde antiguidade por todo o mundo. Estudiosos, organizações, governos, igrejas, pessoas comuns, todos têm a responsabilidade com este contexto. O edil falou de sua participação na reunião com o CRAS, onde lhe chamou a atenção o número de cestas básicas distribuídas, e consequentemente a dificuldade de muitas famílias. Em muitos dos casos de campanhas beneficentes, geralmente são solicitados a arrecadação de roupas, calçados itens de higiene, material escolar, mas na maioria das vezes é sempre reivindicado aquele quilo de alimento não perecível.

Bastante preocupado com a causa, Barp trouxe a ideia de criar no município o Banco de Alimentos, assim como ocorre em Caxias do Sul. Os Bancos de Alimentos são organizações sem fins lucrativos que recolhem, classificam, armazenam e distribuem alimentos para entidades que atendam pessoas necessitadas. Ajudam ainda a combater o desperdício de alimentos, recuperando o excedente e distribuindo aos necessitados. Com a colaboração essencial do voluntariado, os Bancos de Alimentos distribuem gêneros alimentícios para instituições íntegras que atendam pessoas necessitadas, levando mais saúde, dignidade e melhor qualidade de vida para quem precisa.

A fome e a desnutrição encontram-se em todos os países, inclusive nos desenvolvidos. Segundo a organização Feeding América, uma em cada seis pessoas passam fome nos Estados Unidos. No Canadá, existem mais de 400 Bancos de Alimentos ajudando na luta contra a fome. O vereador acredita que em Flores da Cunha não exista a desnutrição, mas há por parte de muitas famílias a dificuldade de se obter alimento para as três refeições diárias, quer seja pela renda escassa pela ausência do provedor, pela falta de trabalho ou por outros tantos problemas que afetam as pessoas.

O Banco de Alimentos possui cadastro das entidades assistenciais como creches, escolas, asilos, associações de bairros, as quais tem função social e idoneidade comprovadas. Quaisquer entidades, empresas públicas ou privadas e pessoas físicas poderão participar facilmente das iniciativas do Banco de Alimentos, em vários níveis, como mantenedores, parceiros estratégicos, doadores e colaboradores. Barp acredita que o assunto deve ser levado a diante, pois o município está crescendo, e situações antes distantes da realidade, hoje estão mais próximas, por este motivo é preciso acompanhar a problemática.