31/07/2017

Vereador questiona a responsabilidade das obras de saneamento básico: Prefeitura, Corsan ou os donos dos loteamentos?...

Na sessão desta segunda-feira, 31, o vereador Clodomir José Rigo (PP) falou sobre duas indicações feitas, a Indicação nº 211/2017, que solicita a pavimentação asfáltica do trecho da via paralela à RS-122, de aproximadamente 150m, localizada entre as empresas MXM Indústria de Tonéis Ltda. e Dalmax Esquadrias de Alumínio Ltda. A outra Indicação nº 212/2017, solicita o corte e retirada das árvores localizadas próximas ao trevo que dá acesso à avenida 25 de julho, acesso sul, pela RS-122.

O edil fez um requerimento nº077/2017, que solicita informações sobre as atividades do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada de Saneamento (FMGCS), criado no final de 2011 juntamente com o contrato de concessão entre a Prefeitura municipal e a Corsan, cuja duração é de 25 anos, para explorar o fornecimento de água e o respectivo tratamento e saneamento básico dos esgotos produzidos no município. Este fundo é responsável pela administração dos recursos e também para fiscalizar e garantir os investimentos em esgotamento sanitário, saneamento básico e ambiental para todos os imóveis da cidade. Rigo cobrou responsáveis sobre estas ações, uma vez que pouco se tem feito com relação ao tratamento de esgotos, muitas obras inacabadas, muitos bairros possuem esgoto a céu aberto, sem falar dos novos loteamentos.  “Precisamos definir de quem é a responsabilidade, da prefeitura, da Corsan ou dos donos dos loteamentos”, enfatiza o vereador.

Rigo trouxe dados da Secretaria de Segurança Pública que aponta que nos primeiros 90 dias de 2017, Flores da Cunha registrou 39 ocorrências policiais, uma média de 13 casos mensais, sendo que em muitas ocasiões os munícipes não registram o delito. O vereador reivindicou agilidade na contratação dos dez agentes municipais de trânsito aprovados no Legislativo, bem como a ampliação do número de câmeras de monitoramento. O edil reforçou a importância da vinda de novos policias militares ao Município.

Para finalizar, Rigo reforçou a sua contrariedade à cobrança de iluminação pública, uma vez que o imposto cobrado não iria solucionar os problemas de segurança propostos no projeto. O edil solicitou a Comissão Antidrogas que realize projetos de prevenção e combate às drogas no município, uma vez que são inúmeras as reclamações dos munícipes.