01/10/2019

Vereador reforça revitalização do Campanário e a modernização das bibliotecas públicas....

Na sessão desta segunda-feira, 30 de setembro, o Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB) usou a tribuna para falar sobre a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do orçamento do Município para 2020. Serão cerca de R$100 milhões para serem utilizados para o ano que vem, sendo 25% dos investimentos obrigatórios na área da Educação e 15% na Saúde. Além desses valores, as emendas parlamentares ajudam na execução de muitas obras e ações no município. “Todo esforço é bem-vindo”, destaca o vereador.

Carpeggiani reportou-se a sua indicação que reivindica ao Prefeito Municipal o tombamento do Campanário como patrimônio histórico municipal, além de intervir junto ao Banco nacional de Desenvolvimento Social (BNDS), a fim de buscar subsídios para sua revitalização. “Cerca de R$100 mil seria o valor necessário para a revitalização”, enfatiza Carpeggiani.

O vereador parabenizou os esforços para a implementação do novo espaço do NIAE, inaugurado na última semana. Para Carpeggiani a Educação é o bem maior dos munícipes, e o Poder Público não pode medir esforços para melhorá-la consideravelmente. Vindo ao encontro da Educação, a Cultura também foi assunto do vereador, ao indicar ao Poder Executivo que participe do Edital Sedac nº011/2019, do projeto “Mais Cultura/Biblioteca Viva RS - para Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais.

O objetivo deste edital é selecionar propostas voltadas para a modernização e qualificação de bibliotecas públicas, com vistas ao fortalecimento, ao estímulo e ao fomento à leitura no Rio Grande do Sul, que contemplem aquisição de acervo (mínimo de 50% do valor total do projeto) ou aquisição de equipamentos de informática, audiovisual e/ou outras tecnologias, mobiliário e demais itens de ambiência (máximo de 50% do valor total do projeto). O Edital tem por objetivo a seleção de 32 projetos de modernização de bibliotecas públicas municipais cadastradas junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado do RS. O valor disponível é de R$ 640 mil, sendo o valor do repasse de R$ 20 mil para cada projeto selecionado e a inscrição deve ser feita até o dia 07 de novembro de 2019.

Carpeggiani informou que sua indicação ao Prefeito Municipal, referente à revitalização da iluminação pública, também está com projeto em andamento. O vereador parabenizou a CDL pela organização do 3º Homens na Cozinha. Evento que arrecadou mais de R$70 mil divididos para três instituições do município. O edil agradeceu os vereadores engajados na preparação do prato típico do município, o Menarosto.