19/03/2018

Vereador reivindica reforço da Brigada Militar a noite.

Vereador reivindica reforço da Brigada Militar a noite....

Na sessão desta segunda-feira, 19, o Vereador César Ulian (PP) iniciou seu pronunciamento falando sobre a medida elaborada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinava que os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a partir de junho deste ano teriam que fazer um curso teórico e prova, além do exame médico, que já era obrigatório. No Rio Grande do Sul, a renovação da CNH, que hoje custa R$ 215,59, passaria para R$ 333,43 caso a resolução começasse a valer. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o curso tem como objetivo "atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações".

Descontente com as regras, o Deputado Federal gaúcho Jerônimo Goergen (PP-RS) pretendia apresentar um projeto de decreto legislativo para suspender a resolução que redefiniu a formação de condutores no país e buscar apoio junto aos líderes da Câmara dos Deputados para que sua proposta passasse à frente das demais e não precisasse enfrentar o trâmite pelas comissões. Porém, diante de inúmeras manifestações contrárias à medida o Ministério das Cidades informou na noite deste sábado (17) que a norma que mudava as regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será revogada. Segundo a pasta, o objetivo da revogação é não alterar a vida de quem precisa renovar a carteira, além de "reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro".

Outro assunto abordado pelo vereador foi as imagens de vandalismo que circularam nas mídias sociais e nos meios de comunicação neste final de semana. Segundo informações de funcionários que cuidam da limpeza da praça da Bandeira, o chafariz tinha vidros quebrados, garrafas e até garrafão de vinho. Se não bastasse uma das lâmpadas que faz a iluminação do chafariz foi quebrada e o cano que conduz a água ao bico do chafariz foi quebrado. Uma equipe especializada em desentupimento foi acionada para desobstruir a tubulação que tinha cacos de vidro e cascalho. Os coelhos que ornamentam a praça, devido à Páscoa, também foram depredados, as peças que fazem parte dos enfeites foram rasgadas e espalhadas pela calçada.

Além dessas depredações, Ulian destaca que são vários os relatos de danos ao patrimônio público, como queima de contêineres de lixo, placas de sinalização, parques das praças públicas depredados, entre outros. “Atitudes precisam ser tomadas para identificar e punir estas pessoas que desrespeitam o patrimônio público e que não se dão conta que para reparar os estragos causados mais dinheiro do contribuinte precisa ser investido”, destaca Ulian.

O vereador solicitou à Brigada Militar que intensifique a vigilância, principalmente a noite no município, visto que vários furtos estão ocorrendo quase que diariamente. Diante disso, a sensação de medo e insegurança entre os jovens e seus familiares é constante. Ulian tem conhecimento da crise no Estado, mas para o vereador é importante e imprescindível medir esforços para que os autores destes crimes, tanto furtos como depredação ao patrimônio público sejam punidos.

Ulian finalizou seu pronunciamento falando de sua participação do VI Fórum Agroindustrial que reuniu centenas de agricultores da região, cujo tema abordado foi a sucessão familiar, bem como o legado e os incentivos à permanência dos filhos na agricultura.