25/09/2017

Vereador requer audiências públicas para tratar sobre mobilidade urbana, transporte coletivo e saneamento básico....

Na sessão desta segunda-feira, 25, o Vereador César Ulian (PP) utilizou a tribuna para falar sobre a mobilidade urbana, principalmente pela falta de vagas de estacionamento no centro da cidade, principalmente nos horários bancários e períodos que antecedem feriados. O edil acredita que a disponibilidade de vagas é algo primordial para o desenvolvimento do comércio. Outro ponto abordado pelo vereador é a implantação de estacionamento rotativo, que já havia sido reivindicado em 2011 pelo Vereador Pedro Fernando Quintanilha, e em 2013 pelo Vereador Luiz Antônio Pereira dos Santos.

Outra questão é a implantação da mão única em pontos da cidade, bem como a criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, como é o caso da indicação nº 042, de autoria do vereador, que solicita a regulamentação do trânsito com a finalidade de implantar mão única nas ruas Frei Eugênio (sentido sul-norte) e rua Borges de Medeiros (sentido norte-sul), no trajeto entre as ruas Barros Cassal (norte) e São José (sul) e estacionamento oblíquo no lado esquerdo no sentido das referidas vias.

Para Ulian é preciso investir fortemente na regulamentação do trânsito, uma vez que o número de automóveis vem crescendo de modo desenfreado, dificultando a mobilidade urbana, resultando em trânsitos caóticos e fortalecendo o individualismo na sociedade. O edil acredita ainda que a educação no trânsito também é importante e deve ser iniciada já com as crianças na escola, visando conscientizá-las desde cedo sobre a importância do respeito às leis e aos outros. Para Ulian a realização de palestras também são úteis para essa conscientização, uma vez que são constantes as situações em que o próprio lojista tira a vaga de clientes ao estacionar seu veículo em frente ao seu estabelecimento comercial.

Diante disso, o vereador acredita que seja necessária a realização de uma audiência pública, objetivando promover discussões e debates com a população. “Não sei se é o momento de implantar no município estacionamento rotativo, mas com certeza é um assunto que deve ser analisado e debatido, pois são muitas as opções e existem muitas alternativas para melhorar a trafegabilidade do trânsito, porém o debate precisa ser feito”, enfatiza Ulian.

O vereador destacou que é preciso fazer uma audiência pública também pela questão do transporte público. “Não podemos fazer de conta que os problemas não existem. Precisamos de ações, mas infelizmente os vereadores não podem executar obras e sim propor soluções e é esse papel que precisamos fazer e discutir com a população”, ressalta o vereador. O vereador também falou da necessidade da realização de uma audiência pública com a CORSAN, a fim de tratar sobre questões de saneamento básico (água e esgoto), responsabilidade da empresa, conforme contrato com o Município.