12/03/2019

Vereador solicita instalação de redutores de velocidade na Estrada Olindo Carlos Toigo. ...

Na sessão desta segunda-feira, 11 de março, o Vereador Ademir Antonio Barp (MDB), falou sobre a necessidade de instalação de placas de sinalização, lombadas eletrônicas, lombofaixas ou outros equipamentos que possam controlar a lata velocidade dos veículos que trafegam na Estrada Olindo Carlos Toigo, acesso asfaltado que liga a linha 60 ao distrito de Otávio Rocha. Segundo o vereador, o trecho é bastante movimentado, além de muitos produtores rurais utilizarem a via para deslocamento de máquinas agrícolas. Fluxo que aumenta principalmente no período da colheita, bem como os turistas que se deslocam para visitar o Casarão dos Veronese e as vinícolas situadas no trecho. Após inúmeros incidentes, Barp percebeu a necessidade tomar algumas providências, antes que ocorra algo mais grave, visto que o trecho possui muitas retas, fator que estimula a alta velocidade dos motoristas.

Na área da educação, o vereador falou sobre a cedência de um professor do município de Farroupilha para atender aos alunos do mesmo município de Flores da Cunha, na escola Antonio de Souza Neto, situada no quarto distrito de Mato Perso. Após a diretora e o CPM da escola procurarem o Prefeito Municipal e a Secretaria de Educação, reivindicando auxílio, em função da falta de um professor para a escola, a gestão pública de Flores da Cunha buscou auxílio do município de Farroupilha, tendo em vista que o município vizinho já auxilia Flores da Cunha nessa questão para o ensino fundamental, mas desta vez a falta de professor foi para educação infantil. Barp informou que todos os trâmites burocráticos foram executados, assim como a reforma dos banheiros e o envio de material escolar. O município de Farroupilha está em busca do profissional, que atuará com duas turmas de alunos, sendo 19 alunos com 4 anos de idade (12 de Mato Perso e 7 de Farroupilha). Já na turma 5 anos, estudam 12 alunos (9 de Mato Perso e 3 de Farroupilha).

Barp informou que o asfaltamento que liga a estrada do Capitel São João Batista com o distrito de Otavio Rocha já está sendo finalizado, onde dentro de alguns dias será concluída a pintura e a instalação de sinalização viária. O vereador informou também que o Município já está nas tratativas para pavimentação do trecho que liga a estrada Olindo Carlos Toigo até a comunidade de Santa Justina, acesso que inicia em frente ao Casarão dos Veronese (emenda oriunda de emenda do Deputado Alceu Moreira, no valor de R$ 271.428.57).

Para finalizar, o edil manifestou seu contentamento sobre a criação do Pró-Vinho, que visa atrair novos consumidores e tornar apreciadores aqueles que nem sempre bebem vinho. Sem dúvidas mais uma ideia que precisamos para todo o nosso setor que beneficiará a todos. Esta iniciativa visa reunir pessoas e associações de diferentes setores do mundo do vinho, desde a produção até o seu consumo e divulgação,  com o objetivo comum de aumentar o consumo desta bebida.