10/09/2018

Vereador sugere a promoção do turismo esportivo junto a realização da Fenavindima. ...

Na sessão desta segunda-feira, 10 de setembro, o Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB), falou sobre a reunião que envolveu várias entidades do município, em prol da eleição e da constituição da nova diretoria da Associação Comunitária Fenavindima, que será responsável pela gestão e execução da 14ª Festa Nacional da Vindima, o evento mais importante do município, que tem por objetivo divulgar os valores culturais, a gastronomia, a uva e o vinho.

Carpeggiani destaca que a organização de um evento como este será uma tarefa complexa, visto que as dificuldades financeiras atingem a economia do município. No entanto, e edil acredita que os obstáculos podem trazer várias oportunidades para o desenvolvimento desta importante festa, assim como ocorreu nas comemorações dos 50 anos da Fenavindima, que resgataram valores e promoveram a integração de todas as comunidades do município, a exemplo do belíssimo trabalho conduzido pela diretoria passada, prefeitura e jornal O Florense, na oportunidade em que foi realizada a Gincana Cultural 50 anos Fenavindima.

A 14ª edição da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima) inicialmente estava programada para 2019, mas devido à mudança da Festa da Uva em Caxias do Sul, o calendário foi alterado.  Portanto, a Fenavindima ocorrerá entre fevereiro e março de 2020. Entre os pontos que já estão sendo planejados é a sustentação financeira, com o encaminhamento de projetos para obtenção de recursos via Lei Rouanet e a Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Segundo a nova diretoria, a expectativa é iniciar as inscrições das candidatas à rainha e princesas da festa ainda neste ano, com novidades, como a padronização das vestimentas, para facilitar as questões financeiras para entidades e empresas que irão patrocinar as candidatas, além da definição da presidência e da diretoria da festa, que ocorrerá nos próximos meses.

Outro ponto que está sendo discutido é a formatação de festivais para a parte gastronômica, tal qual a Festiqueijo em Carlos Barbosa, um exemplo bem sucedido nesse quesito que reúne milhares de pessoas em torno da promoção do principal produto da cidade; e a descentralização das atividades culturais, utilizando outras estruturas do município, como o Estádio Homero Soldatelli e o Ginásio Poliesportivo Marcos Pivoto, que ajudarão a movimentar a cidade ao longo dos finais de semana da festa.

Diante das possibilidades, Carpeggiani trouxe como sugestão a promoção de eventos esportivos, como forma de diversificação dos atrativos turísticos, no período de realização da 14ª Fenavindima, a fim de atrair o maior número de turistas para Flores da Cunha. Para o vereador, a exemplo de outros municípios como Bento Gonçalves, Farroupilha e Gramado, Flores da Cunha possui lindas paisagens que podem ser exploradas com a prática de atividades esportivas, fortalecendo e auxiliando na promoção de rotas e roteiros turísticos já existentes, potencializados no período de realização da festa.

Diante disto, o parlamentar acredita que esse fator seja uma oportunidade de atrair parceiros iniciativa privada para a realização destes eventos, pois essas atividades ocorrem na parte da manhã, o que significa que demandem de hospedagem e oferta de serviços de alimentação. Além de os atletas poderem conhecer a cultura local durante o percurso passando por cenários do interior até Otávio Rocha, com a visão de um casarão de 1880 completamente restaurado e em pleno funcionamento, ou um passeio pelo travessão Alfredo Chaves até o Mirante Gelain. “Penso que estas atividades esportivas possam ser estimuladas pela Associação Comunitária e ‘abraçadas’ pelo poder público, passando pela realização e promoção pela iniciativa privada, que venderá este evento em plataformas digitais e via agências de turismos” enfatiza Carpeggiani.