26/02/2018

Vereador traz exemplo de projeto de energia sustentável através de parceria público-privada....

Na sessão desta segunda-feira, 26, o Vereador César Ulian (PP), utilizou a tribuna para falar de iniciativas de sustentabilidade. Vindo ao encontro de seu pré-projeto ( IPTU VERDE), que foi vetado, mas que tinha como intuito a busca de novas fontes e alternativas de energias renováveis, Ulian falou sobre uma nova alterativa que chegou ao mercado, um telhado solar, cujo custo de instalação (material e mão de obra) é semelhante a um telhado normal. Diante das novas tecnologias, o vereador reivindicou ao Poder Executivo que verifique a possibilidade de utilizar essa fontes sustentáveis na construção de prédios públicos, como UBSs, na reforma de escolas, nas novas instalações das garagens da prefeitura, entre outras ações, a fim de possibilitar a preservação do meio ambiente e a redução dos custos com a iluminação pública.
     Ulian trouxe o exemplo do município de Bento Gonçalves que pretende implementar, através de parcerias público-privadas, a contrução de Usina para tratamento e eliminação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), que torna possível a transformação destes em energias alternativas. Para a contrução o município cederá o terreno e os empreendedores irão construir e administrar a usina pelo prazo de até 25 anos, após este período, o patrimônio será incorporado aos bens da prefeitura. Conforme dados apresentados, o município da Serra Gaúcha produz 1,3 milhões de toneladas de resíduos por ano. A implantação da usina, extinguirá o transporte do lixo ao aterro sanitário localizado no município de Minas do Leão, economizando no transporte. Com a energia gerada pelo lixo incinerado, a Bento Gonçalves deverá economizar aproximadamente R$ 8 milhões por ano.
    Outro ponto abordado pelo vereador foi o abaixo-assinado de repúdio realizado pelos moradores do loteamento Monte Belo, em relação à Lei Complementar nº 3.343/2017, a lei dos bairros. O conjunto de mais de 380 assinaturas e de várias documentações, desde o ano de 2007, demonstra que os moradores do local já tratavam o loteamento como sendo bairro Monte Belo. Ulian acredita que o atraso na elaboração desta lei (mais de 10 anos) tenha contribuído para que a identidade de bairro esteja definida e consolidada para estes moradores. Diante da situação, o vereador reivindicou ao Poder Público para que avalie o caso, visto que a alteração pretendida pela comunidade não trará prejuízos ou danos para o município, pois preservará a identidade dos moradores daquela comunidade.
     Ao finalizar seu pronunciamento, Ulian manifestou seu contentamento ao relembrar o pronunciamento do Governador José Ivo Sartori durante a abertura da 9ª Mostra Flores e da 6ª feira agroindustrial, no sábado, onde em seu discurso sinalizou que em breve o Estado estará repassando aos municípios recursos atrasados para a área da saúde.