09/06/2020

Vereador volta a reivindicar construção de ciclovia entre São Gotardo e linha 60.

Na sessão desta segunda-feira, 08 de junho, o Vereador Clodomir José Rigo (Progressistas), usou a tribuna para informar que algumas de suas reivindicações foram atendidas pelo Poder Executivo, como a pavimentação da rua Siena e Veneza, bem como a pavimentação do pátio de acesso à Unidade Básica de Saúde Antonia Susin Maccagnan, todas em São Gotardo.

Rigo defendeu novamente a construção de uma ciclovia entre São Gotardo e linha 60. Para o vereador, a indicação tem por objetivo disponibilizar mais áreas de lazer, bem como proporcionar segurança aos usuários do trecho, visto que o local é muito utilizado para prática de atividades físicas, como ciclismo, corridas e caminhadas.

Diante das inúmeras reclamações da comunidade, em relação às cobranças excessivas feitas pela RGE, Rigo entrou em contato com a prestadora de serviços, onde a mesma informou um canal de atendimento para os usuários que tiveram problemas com a conta de energia elétrica. A partir de julho, os clientes da área rural deverão baixar o aplicativo – CPFL Energia – nele o cidadão deve enviar uma foto do registro contador de energia, informando seus dados para que a prestadora de serviços faça as correções. Na área urbana, a RGE informou que estará atualizando a medição.

O vereador finalizou seu discurso ao falar sobre ética, condutas e costumes morais de uma sociedade, ao manifestar sua opinião sobre informações prestadas nos canais de transparência pública.

ÉTICA - MORAL

Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal. A ética está intimamente ligada à moral e consiste numa importante ferramenta para o bom convívio entre as pessoas e para o bom funcionamento das relações e das instituições sociais.

No entanto, a distinção que parece explicar a diferença entre os termos da melhor maneira é a seguinte: moral é o hábito e o costume, enquanto ética é uma filosofia da moral, uma tentativa de fazer uma “ciência” moral.

Enquanto a moral expressa os hábitos e costumes de uma sociedade, de um local, de uma comunidade situada no espaço e no tempo, além de designar a conduta individual de pessoas, a ética é aquela que tenta identificar, tratar, selecionar e estudar a moral (ou as várias morais) de maneira imparcial, laica, racional e organizada. É papel da ética, portanto, entender a moral e julgá-la pelo crivo da razão, estabelecendo se ela está correta ou não.

Os estudos sobre ética somente ganharam novo fôlego no fim da Modernidade, no período iluminista da Europa, em que questões políticas voltaram ao centro do debate e a ética veio como uma necessidade para controlar as ações das pessoas em meio a tantas revoluções na sociedade.

Para o filósofo Alemão Immanuel Kant, o ser humano deve fazer um exercício antes de agir. Esse exercício simples consiste em pensar se aquela ação pode ser considerada boa ou correta em qualquer situação em que ela for empenhada. Se a resposta for sim, então é uma ação moralmente correta. Se a resposta for não, é uma ação moralmente condenável.

O utilitarismo afirma que a moralidade de uma ação não está na ação em si, mas em sua finalidade e nos resultados dela. Nesse sentido, ações que, a princípio, são moralmente condenáveis, como a mentira e o furto, podem ser consideradas moralmente aceitas se forem praticadas visando um bem maior.

O que é ser ético?

Mesmo com a distinção entre ética e moral, muitas vezes ser ético significa agir de acordo com a moral. No entanto, nem sempre a moral está correta, sendo a ética aquela que pode verificar a validade das ações morais. As pessoas esperam fórmulas prontas que apresentem de maneira mastigada o que é ser ético. No entanto, a ética é constituída por vários elementos e várias regras que precisam ser pesadas e avaliadas para que o indivíduo ético seja reconhecido.

Ser ético, no fim das contas, é agir bem, buscando fazer o certo, não se desvirtuando e não causando prejuízo a outrem. Para podermos começar a pensar no que é ser ético, basta que nos atentemos para as nossas ações e o impacto delas no meio. A minha ação prejudica outras pessoas? A minha ação prejudica o coletivo em detrimento do meu lado individual e pessoal? A minha ação é correta em relação às normas locais? A “balança” moral de uma pessoa é o seu senso ético, que é capaz de dizer se as suas ações são condenáveis ou não.

Fonte; www.brasilescola.uol.com.br