12/06/2017

Vereadora apresenta trechos do Livro "Mato Perso - Uma história a ser preservada -1886 -2012"....

Na sessão desta segunda-feira, 12, a vereadora Claudete Gaio Conte (PDT), utilizou a tribuna para prestar uma homenagem à Gissely Lovatto Vailatti autora do Livro Mato Perso – Uma história a ser preservada 1886 - 2012, lançado na última sexta-feira, no 4º distrito de Flores da Cunha. O livro, com 608 páginas, que possui em seu conteúdo um vasto repertório de história, cultura, política, e a sabedoria popular transmitida de uma geração, foi realizado graças aos benefícios da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), assim como o apoio de toda a comunidade de Mato Perso e Poder Público, que se engajaram na construção deste importe registro da história da imigração italiana no município.

A vereadora, utilizando trechos do livro, relatou alguns fatos e conquistas realizadas pela comunidade de Mato Perso, como um assunto que a vereadora aborda em todos os seus discursos, a pavimentação da estrada até o 4º distrito. Desde a década de setenta, algumas páginas do livro remetem o esforço da comunidade para que o Poder Executivo pavimentasse a estrada entre o distrito de Otávio Rocha a Mato Perso, pelo qual também já destacavam o grande potencial turístico da região. “Mato Perso já possui ligação asfáltica com Farroupilha e Caxias do Sul, mas com o município de sua origem, ainda não.”, lamenta a vereadora. Claudete defendeu em sua fala a instalação de uma sinaleira na VRS-834 com a RS-122, via que liga o distrito de Mato Perso ao distrito de Forqueta (Caxias do Sul).