16/10/2017

Vereadora busca recursos para pavimentação até Mato Perso.

Vereadora busca recursos para pavimentação até Mato Perso....

Na sessão desta segunda-feira, 16, a Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT), iniciou seu pronunciamento parabenizando os colegas de profissão, os professores, pela passagem da data no dia 15 de outubro. Claudete também falou sobre a falta de reconhecimento e as más condições de trabalho que não incentivam os alunos para seguir esta profissão que é muito valorizada em outros países. No Brasil, a cada 100 jovem que ingressam na pedagogia, somente 51 terminam o curso. Entre os que chegam ao final do bacharelado, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Vindo ao encontro da homenagem, a vereadora também parabenizou a aluna Geysa Berton, Jovem Senadora do Rio Grande do Sul, vencedora do Programa Senado Jovem Brasileiro, que  engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. Neste ano a aluna da Escola São Rafael conquistou o primeiro lugar no estado, sendo selecionada para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Claudete também agradeceu a professora apoiadora Edolesia Fontoura da Rosa Andreazza e a escola São Rafael pelo incentivo.

A edil parabenizou o comunicador Jasser Panizzon e toda a equipe da Rádio Solaris, pelos cinco anos de trabalho em Flores da Cunha. A vereadora manifestou-se também pela moção de protesto que será entregue à EGR, pelo ineficiência de seus serviços e o inconsequente aumento dos preços tarifários.

A vereadora também falou sobre as verbas do Governo Federal. A edil destacou que os vereadores precisam unir forças para buscar verbas para o início da execução da ligação asfáltica entre Otávio Rocha e Mato Perso. Ao conversar com a assessoria de vários deputados, Claudete sanou algumas dúvidas em relação à destinação de emendas parlamentares.

No dia 20 de outubro encerra a indicação das áreas a serem contempladas por cada deputado (saúde, educação, infraestrutura, agricultura, cultura, esportes, assistência social e assim por diante...), as conhecidas emendas guarda-chuvas. Já no mês de dezembro, ocorre a destinação das verbas para cada município (dentro das áreas já aprovadas), conforme o compromisso de cada deputado. Cada deputado tem R$14 milhões para destinar aos 500 municípios do Rio Grande do Sul, destes obrigatoriamente R$7 milhões devem ser distribuídos na saúde.

Os R$7 milhões restantes, cada deputado decide onde destinar nas áreas já aprovadas em outubro. A vereadora acredita, que em função da crise, os volumes de recursos para ligação asfáltica entre os 3 e 4 distritos, em torno de 8 milhões dificilmente será subsidiado em sua totalidade. A vereadora pediu esforços de todos os vereadores, e destacou que irá ao Distrito Federal buscar verbas para as obras de ligação asfáltica com Mato Perso.