10/09/2019

Vereadora fala sobre a importância da agricultura familiar e a agroindustrialização. ...

Na sessão desta segunda-feira, 09 de setembro, a Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) falou sobre a agricultura familiar e a agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares. Para vereadora esse processo constitui em uma importante alternativa de geração de emprego e renda no meio rural. É uma alternativa econômica para a fixação dos agricultores familiares no campo e para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável na cadeia agrícola.

Ainda para a edil, nesses empreendimentos, os agricultores são protagonistas do processo, atuando ao longo de toda a cadeia produtiva: produção, industrialização e comercialização. Além disso, ofertam alimentos saudáveis, seguros e saborosos. Além de preservar a identidade culinária e cultural dos locais de origem.

A agricultura familiar é responsável por mais de 80% dos empregos gerados no campo, o que evidencia sua importância ao gerar renda local, fixar o homem no campo e diminuir, consideravelmente, as demandas nas cidades por saúde, educação, saneamento básico, e colabora para a sucessão familiar, o que é excelente para dinamizar a economia local e melhorar a qualidade de vida dos agricultores pois as propriedades vão sendo equipadas, melhoradas o que estimula o filho do agricultor a permanecer trabalhando com a família. “Incentivar a agricultura familiar é uma questão de bom-senso! ”, destaca Claudete.

Na oportunidade, a vereadora prestou homenagem à senhora Rita Viapiana Vedana pelos seus 43 atuando como farmacêutica. “ Deixou seu legado de profissionalismo com muito amor ao próximo, ao longo de 43 anos de trabalho realizado sempre com carinho e alegria...muito justa essa homenagem”, conclui a vereadora.