23/07/2019

Vereadora fala sobre obra no acesso da ERS-122 e VRS-834 (Mato Perso e Forqueta) e pede urgência na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana....

A Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) usou a tribuna nesta segunda-feira, dia 22, para dar informações sobre a reunião em que a vereadora participou no último dia 17, na capital gaúcha.       A edil faz parte de uma comissão que busca melhorias na ERS 122, entroncamento com a VRS 834, trecho que liga os distritos de Forqueta (Caxias do Sul) e distrito de Mato Perso (Flores da Cunha) e o município de Farroupilha. Participaram na comitiva oito vereadores de Caxias do Sul e quatro deputados estaduais, sendo eles: a Fran Somenzi, Neri o Carteiro, Pepe Vargas e Tiago Simon.  O grupo foi recebido pelo diretor da Secretaria Estadual de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Luiz Gustavo de Souza, o qual ouviu as reivindicações por melhorias no entroncamento da VRS 834 que dá acesso ao distrito de Mato Perso com RS 122 na entrada do bairro Forqueta, em Caxias do sul.

Durante a reunião foi definido que a rotatória será finalizada, preservando o acesso à Forqueta, no entanto as lideranças presentes na reunião reivindicam que seja elaborado novo projeto para construção de faixa elevada tendo em vista a resolução definitiva do problema de tráfego no local. A vereadora, usuária do trecho, questiona, juntamente com os representantes de Forqueta, a eficácia do projeto atual. Uma vez que pelo traçado da alça de entrada, para acessar Forqueta os veículos terão que ir a um ponto que já é no município de Farroupilha, antiga praça do pedágio, o que prejudica inclusive a questão do transporte coletivo municipal de Caxias do Sul, e os moradores do distrito de Mato Perso terão que percorrer quase 1km para fazer o retorno e voltar a Caxias do Sul.

Outro ponto é que com a conclusão da rotatória poderá forçar a mudança da sede da Policia Rodoviária do local. Várias sugestões foram apresentadas pela comitiva formada por moradores e vereadores de Caxias do Sul e Flores da Cunha, desde a manutenção do atual acesso à Forqueta, mesmo depois da conclusão da obra na antiga praça do pedágio, até a modificação para outra alternativa mais eficaz, como uma elevada.

Os moradores do bairro solicitam a manutenção do atual acesso até por uma questão histórica, pois ali sempre foi o acesso do bairro e seria uma mudança não aceita pela comunidade, isso também vem ao encontro da necessidade da VRS 834, uma vez que o entroncamento das vias é na entrada da Forqueta. Uma elevada ou rotatória no local beneficiaria as duas comunidades. A edil acredita que seja necessária uma nova reunião com os representantes do Departamento de Estradas e Rodagens (DAER), a fim de propor soluções mais eficazes para o problema local.  “Ao longo da VRS 834 existem cerca de 20 indústrias, 15 vinícolas e milhares de moradores, sendo das comunidades de Nossa senhora das Graças, Linha Palmeiro, São José, Monte Bérico e Mato Perso. O maior campo de provas de veículos do país da empresa Randon tem acesso por essa via, sendo este também motivo de discussão uma vez que saem dali muitas carretas e tem dificuldades em atravessar a RS 122 o que acaba trancando o trânsito”, reforça a vereadora.

A vereadora também falou da importância do Plano de Mobilidade Urbana, estudo realizado juntamente com o Plano Diretor Municipal. Os Municípios que não tenham elaborado o Plano de Mobilidade ficarão impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana. Por este motivo, o município de Flores da Cunha corre o risco de não receber recursos do Governo Federal para obras de infraestrutura viária, uma vez que somente após a aprovação do projeto do Plano Diretor será elaborado o Plano de Mobilidade Urbana. “Devemos olhar para isso com atenção, pois além de necessário, para a melhor organização de nosso transito, também se faz necessária a conclusão do Plano de Mobilidade Urbana para não perdermos algum eventual recurso que venha para obras de infraestrutura viária”, enfatiza a vereadora.

A vereadora finalizou seu discurso parabenizando todos os agricultores e motoristas pela passagem do dia 25 de julho, data comemorativa a duas categorias que são exemplos de determinação, competência, trabalho e esperança.