03/05/2018

Vereadora faz homenagem pelos 30 anos do Conviver e 35 anos do escritório JFM

Vereadora faz homenagem pelos 30 anos do Conviver e 35 anos do escritório JFM...

Na sessão desta quarta-feira, 02 de maio, a Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) iniciou seu pronunciamento lamentando a questão das novas normas exigidas para os agricultores pela Secretaria da Agricultura do Estado, através da Emater, no que diz respeito à construção de um depósito para o armazenamento dos agrotóxicos por parte dos pequenos agricultores, o que está causando dificuldade no setor. Atualmente a obrigatoriedade desta regularização deve seguir a Norma técnica da ABNT NBR 9843/2013, a qual estabelece alguns critérios para a construção destes depósitos de agrotóxicos. Para a construção do deposito nos moldes exigidos o custo gira em torno de R$20 mil, e muitos produtores de pequenas propriedades tem faturamento anual de 30 mil reais, às vezes menos o que inviabiliza totalmente a construção deste depósito.

Ao conversar com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Olir Schiavenin, a vereadora destacou que o representante está preocupado com a penalização dos pequenos produtores e segundo ele a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG) está debatendo com a Secretaria da Agricultura e o Meio Ambiente do Estado, a fim de segurar os prazos de regularização, bem como buscar alternativas para os pequenos produtores que não tem poder de investimento para construir esses depósitos. Algumas alterações já foram feitas, no que diz respeito à construção dos depósitos, como por exemplo, que estes locais possam ser construídos em madeira, a norma estabelecia alvenaria, e também que não seja mais necessária a distância de 100 metros das moradias. Outro fator que está sendo debatido é que essas exigências sejam aplicadas aos agricultores com propriedade superior a 48 Hectares.

Na oportunidade, a vereadora defendeu sua Moção de Congratulações pelos 30 anos do Conviver. O Projeto Conviver foi fundado em 13 de abril de 1988, pela então primeira dama Alina Sgarioni Araldi, pelas professoras Lerinha Basso Salvador e Maria Helena Oliboni, e pelas donas de casa Maria Pedron e Clarice Zorzi Conz. O Projeto surgiu da necessidade de um grupo de idosos que, após sua aposentadoria, sentiam falta de interagir com os amigos, dançar, fazer passeios, entre outras atividades.

Durante todos esses anos, muitos foram os obstáculos enfrentados pelos idealizadores do Projeto, mas deles, nunca faltou força, coragem e determinação para prosseguir. Muitas pessoas participaram do Projeto Conviver nesses 30 anos de atividades. Algumas ainda participam desde a sua fundação e outras participam na memória e na saudade. Atualmente, o Projeto possui 250 idosos cadastrados, a maioria mulheres que buscam uma vida saudável através da diversão, do lazer e da cultura. O Frei Aloísio Persici foi um grande colaborador do Projeto Conviver, pois por muitos anos foi diretor espiritual do Projeto, ajudando a amenizar a dor, a angústia e a solidão dos idosos. Além de atividades de recreação o projeto objetiva o fortalecimento de vínculos, tão importante para todos não só para a terceira idade.

Claudete fez questão de homenagear a atual coordenadora Danielle Izé Balsemão Valentini e os ex-coordenadores, Alina Araldi, Zilda Falavigna, Claudio Rugero Bedin, Mari Siqueira, Lígia Pedron Vanelli e Jaqueline de Lucena Triaca por seu envolvimento e dedicação para a realização deste projeto. Além dos coordenadores, a vereadora prstou agradecimento aos voluntários atuais do Conviver: Aparecida Demoliner Sandi, Dolores Teresinha Cavalli, Dorotéia Basso dos Reis, Idalina Mascarello, Jurema Versa Ribeiro, Sonia Cemin Finger, Odali Maria Nissola, Vani Pedro Catafesta e Lurdes Fraporti.

Na mesma noite, a vereadora prestou homenagem com Moção de Congratulações pelos 35 anos do Escritório Contábil JFM, ao parabenizar e agradecer os senhores Plínio Ferraz de Lima e seu filho Maico Vinícius Ferraz de Lima, que são diretores proprietários do Escritório JFM. Empresa que atua nas áreas de contabilidade, seguros, despachante e assessoria sempre primando pela confiança e credibilidade na prestação de serviços. O escritório JFM tem na sua bagagem uma história construída há 35 anos e alicerçada na confiança e credibilidade de seus serviços.

Fundado em 2 de abril de 1983, o JFM nasceu da perspicácia do contador Plínio Ferraz de Lima, com o apoio da esposa Vera Lúcia Della Libera de Lima. Em pouco mais de dois anos, o escritório se transformou e a máquina de escrever e a calculadora deram lugar a um computador, sendo o primeiro escritório contábil a utilizar o equipamento no município. Com a nova tecnologia, o empreendimento primou pelos bons serviços oferecidos sempre contando com uma equipe qualificada. No ano de 1990, o escritório se mudou para um novo espaço onde aprimorou seus serviços. Em 2005, o JFM conquistou a sede própria, onde está situado até hoje na Rua Barros Cassal, 471. Nessa mesma época o empreendimento ganhou a força do filho, o contador Maico Vinícius, que leva adiante a competência e a seriedade que o JFM sempre manteve nesses 35 anos de atuação em Flores da Cunha.