27/11/2018

Vereadora manifesta sua preocupação com o cancelamento do programa Mais Médicos....

Na sessão desta segunda-feira, 26 de novembro, a Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) manifestou-se sobre o cancelamento do programa Mais Médicos. Anunciado pelo governo de Cuba no dia 14, o fim da participação do país caribenho no programa Mais Médicos deve ter efeitos imediatos sobre o acesso à saúde no Rio Grande do Sul, estado com o maior número de cidades atendidas por médicos cubanos, totalizando 92 municípios. Segundo o Ministério da Saúde, 617 dos 1,2 mil médicos do programa no Estado são cubanos, mais da metade do total.

Para a vereadora, a saída dos médicos Cubanos divide opiniões principalmente levando em consideração os impactos da falta de atendimento, pois em alguns locais já houve a saída dos médicos enquanto em outros os cubanos continuam atendendo. A edil acredita que a principal causa da saída de cuba do programa é visivelmente política, levando em consideração que o Presidente eleito ofereceu asilo político aos cubanos que desejarem ficar no país e mesmo assim, muitos deles estão retornando.

Para Claudete, o povo brasileiro mais uma vez irá pagar a conta, visto que os mais de oito mil profissionais cubanos que oferecem atendimento a milhões de brasileiros principalmente em regiões periféricas e mais remotas do País, deixarão uma imensa lacuna. A questão mais importante é se os médicos brasileiros irão efetivamente aceitar vagas em regiões remotas ou indígenas, onde a predominância dos médicos do programa era cubana.  “Vamos aguardar e cobrar do governo federal agilidade nas medidas para o suprimento desta demanda da saúde pública, visando que a população seja a menos penalizada possível.  Inclusive os distritos de Otávio Rocha e Mato Perso que são diretamente afetados por essa medida, pois possuíam até a última semana duas profissionais cubanas”, destaca a vereadora.